8:59O bom e o mau moço

por Tostão, publicado na Folha de São Paulo e Gazeta do Povo

Quem gosta de analisar futebol e viu Pelé jogar durante anos, mais ainda quem atuou a seu lado, e também viu Maradona, não tem dúvidas de que Pelé foi melhor. Mas, futebol não é só razão; é também paixão. É preciso respeitar as opiniões de muitos argentinos, que acham Maradona superior.

O principal argumento de Maradona e dos que acham o argentino melhor é que ele deu show no Campeonato Italiano, considerado, na época, o mais difícil, pela dureza das defesas. Para eles, Pelé só atuou no Santos, além da seleção, em melhores condições.

Pelé e Maradona eram guerreiros e autoconfiantes. Sabiam que eram melhores e assumiam essa condição. Nelson Rodrigues, com seu delicioso exagero, dizia que Pelé ignorava os marcadores, e que sua grande qualidade era não ter nenhuma humildade.

Até a anatomia do olho de Pelé era a ideal. Pelé tinha um olhar expressivo, para fora, com uma visão periférica privilegiada. Parecia enxergar tudo o que estava em suas costas.

Pelé tinha, no mais alto nível, todas as qualidades técnicas e físicas. Maradona era mais habilidoso, mais malabarista. Isso não significa que Maradona não tinha muita técnica e que não era muito eficiente, nem que Pelé não era muito habilidoso. Maradona era extremamente objetivo, e Pelé era um grande artista.

Um repórter perguntou a Dunga se ele era símbolo da eficiência, e Maradona, da arte. Nada a ver. Dunga foi um bom jogador, eficiente. Maradona foi um gênio, que também era muito eficiente.

Em outra entrevista, Kaká, por convicção ou ato falho, que dá na mesma, falou que Maradona era um grande artista e que ele, Kaká, é mais completo. Outra besteira. Maradona foi muito melhor que Kaká e Messi. Os dois devem ser comparados a outros grandes craques da posição, como Zico, Rivaldo e Ronaldinho, quando estava no auge.

Na Argentina, Maradona é mais idolatrado que Pelé no Brasil. Uma das explicações é que Maradona, por ser passional, não esconder suas fraquezas, esquisitices e vaidades. Até por ter feito muitas coisas erradas na vida, se torna mais humano para os argentinos. Ele é o que é.

Já Pelé, por querer agradar a todos, ficar muito perto do poder, ser excessivamente preocupado com sua imagem pública, frustra as pessoas quando os fatos mostram que ele é igual a todos.

“O habitat natural da alma é viver entre Deus e o diabo. Sem esse combate, a alma se dissolve em pequenas manias diárias e fica pequena” (Luiz Felipe Pondé).

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.