17:08Brasil, Paraguai e Itaipu

Da Agência EFE:

O Brasil e o Paraguai assinaram hoje um documento, que deve ser aprovado pelos Congressos dos dois países, que determina o aumento do valor recebido pelo segundo devido à cessão a seu vizinho de seu excedente de energia na hidroelétrica de Itaipu. Através de um documento assinado pelo chanceler paraguaio, Héctor Lacognata, e pelo embaixador do Brasil em Assunção, Eduardo dos Santos, no Palácio de López (sede do Governo), o Paraguai passaria a receber US$ 360 milhões anuais em vez dos atuais US$ 120 milhões. Este tema é um dos pontos centrais de um amplo e histórico acordo pactuado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o chefe de Estado do Paraguai, Fernando Lugo, em 25 de julho passado, em Assunção. “Não somos mais o Paraguai afundado na especulação oportunista (…), que bica migalhas. Temos um plano de diálogo com o mundo que flui hoje com a força ética da participação cidadã de 20 de abril”, expressou Lugo, em mensagem ao país que leu após o ato.

O governante se referiu assim à data em que acabou nas urnas com uma hegemonia de 61 anos no poder do Partido Colorado, à frente de uma coalizão de ampla base ideológica.

A “soberania energética” que Lugo colocou como eixo de campanha, que inclui também reivindicações à Argentina pela exploração conjunta na represa de Yacyretá, “foi nosso princípio reitor que trabalhamos para compensar e reparar assimetrias históricas e estruturais de nosso país com nosso grande vizinho”, disse.

O tratado constitutivo de Itaipu, estipulado em época de ditadura em ambos os países, prevê que cada país tem direito a 50% dessa energia e que a energia elétrica não utilizada deve ser vendida ao outro sócio a preço de custo.

O Paraguai abastece quase todas suas necessidades com 5% dessa energia elétrica e vende o resto à Eletrobrás.

O acordo assinado por Lula e Lugo prevê também a possibilidade de que o Paraguai negocie livremente no sistema elétrico brasileiro ou venda seu excedente a outros países, assim como obras de infraestrutura e a extensão de uma rede elétrica em território paraguaio.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.