14:55Prefeitura explica a Fazenda Solidariedade

No site da Prefeitura Municipal de Curitiba, Cláudia Regina Bronner Foltran, Diretora de Proteção Social Especial da FAS, publicou o seguinte “Esclarecimento sobre o Centro de Atendimento Fazenda Solidariedade“:
O Centro de Atendimento Fazenda Solidariedade (CAFS) tem por finalidade desenvolver as ações de reinserção social à população adulta masculina de rua e/ou dependente química, em regime de atendimento integral institucional, em consonância com a Política Nacional de Assistência Social e diretrizes da Fundação de Ação Social.

Atualmente este espaço não atende mais esta população, que foi remanejada para outras instituições de atendimento congêneres, como forma de prestar um atendimento de qualidade a um maior número de pessoas em condições de vulnerabilidade e risco social e ainda fortalecer e potencializar a rede socioassistencial conveniada. Para alguns dos usuários deste serviço foi possível realizar inclusive o retorno familiar, em atendimento a um direito fundamental do cidadão.

Entre as atividades desenvolvidas visando a recuperação e reinserção social dos usuários, destacam-se além de atividades lúdicas, esportivas e culturais, as de horta e jardinagem, manutenção predial e artesanato. A participação do usuário em cada uma das atividades terapêuticas levava em consideração a habilidade de cada um, após avaliação do serviço social e de psicologia. O trabalho terapêutico também incluía atendimento individual e em grupo com a equipe de psicólogos do CAFS.

Lembrando sempre que toda e qualquer atividade terapêutica prática envolve planejamento e acompanhamento por profissional qualificado.

As atividades mencionadas em matéria jornalística publicada nesta quarta, quais sejam lavoura, marcenaria, panificação não são executadas pelos internos desde o início de 2001. As atividades terapêuticas envolvendo fitoterápicos já haviam sido interrompidas em 2004, tendo em vista as dificuldades de adequação à legislação vigente. A suinocultura foi interrompida no final da década de 80.

A valorização da rede socioassistencial no Município de Curitiba tem se dado através de convênios e cooperações técnicas para o atendimento, dentro dos padrões de qualidade preceituados não só pela Fundação de Ação Social e utilizados em suas unidades próprias, como também daquilo que é preceituado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério Público.

Todas as instituições conveniadas são acompanhadas por técnicos da FAS e da VISA, além do Ministério Público, como forma de garantir-se a qualidade do serviço prestado, a correta aplicação dos recursos públicos e o desenvolvimento de proposta metodológica de trabalho.

O espaço ocupado pelo Centro de Atendimento Fazenda Solidariedade, apesar de estar situado no Município de Campo Magro, é patrimônio da Fundação de Ação Social, e várias possibilidades de destinação estão em avaliação e estudo.

Com relação ao pedido de esclarecimentos da Vereadora Renata Bueno, protocolado nesta Fundação de Ação Social em 13 de agosto passado e encaminhado a Assessoria Técnica Legislativa, com a manifestação da FAS em 21 de agosto, o prazo regimental de 15 dias úteis está sendo rigorosamente observado, encerrando-se em 2 de setembro.

Em contato com a Vereadora, a mesma esclareceu que tem ciência de que nenhum prazo foi desrespeitado, aguardando o retorno no prazo previsto e já mencionado.

Em resumo, o atendimento prestado na Fazenda Solidariedade continua a ser prestado através da rede socioassistencial conveniada e ainda com a possibilidade de ampliação do mesmo, tendo em vista que o investimento será redirecionado para ações semelhantes e para capacitação dos profissionais atuantes.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Prefeitura explica a Fazenda Solidariedade

  1. Ademir José Gouveia

    A melhor coisa da minha vida na fazenda eu aprendi que poderia vencer…hoje com 49 anos faz 20 que estou na abstinência graças aos conselhos da Sra Nely em 1998… obrigado…uma judiação fecharem a fazenda da soliedariedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.