16:14Cultura, Cidade e Desenvolvimento na Capela

Do jeito que veio:

Seminário da Fundação Cultural e MinC discute políticas culturais 

Curitiba sedia nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), na Capela Santa Maria, o seminário “Cultura, Cidade e Desenvolvimento”, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC). O seminário tem como objetivo promover a discussão entre o governo e a sociedade civil sobre as políticas culturais de fomento à produção, distribuição e divulgação da produção artística nacional, com destaque para o lançamento de editais e a Economia da Cultura.
Um dos participantes do evento é o secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, que representa o ministro Juca Ferreira nas discussões sobre políticas culturais e ações de investimento cultural público e privado. Crítico cinematográfico, doutor em Cinema pela USP e fundador da revista Sinopse, Manevy integra a equipe do Ministério da Cultura desde 2003, onde atua principalmente na produção de indicadores e informações sobre a situação da cultura no Brasil.
Durante o seminário, será lançada a publicação Cultura em Números – Anuário de Estatísticas Culturais 2009, editada pelo Ministério desde 2007. O anuário apresenta dados estatísticos sobre a cultura no Brasil, com comparativos sobre oferta (nos segmentos de música, teatro, cinema, literatura, cultura popular, entre outros), demanda, indicadores, financiamentos e gestão pública da cultura.
Além do secretário executivo, outros representantes do MinC participam das discussões: Célio Turino (secretário de Cidadania Cultural), José Luiz Herência (secretário de Políticas Culturais) e Fabio Kobol (chefe de gabinete da Secretaria de Políticas Culturais). Também estará presente a pesquisadora Lia Calabre, da Fundação Casa Rui Barbosa. Para discutir o tema no âmbito da iniciativa privada, participam representantes da Caixa Econômica Federal, Grupo Votorantim, BNDES, entre outras empresas. Faz parte ainda da programação o lançamento da obra “A Modernidade em Construção – Políticas públicas e produção de música popular em Curitiba – 1971 a 1983”, de Ulisses Quadros de Moraes (conhecido no meio artístico como Ulisses Galetto).
Políticas culturais são propostas, ações e programas desenvolvidos por órgãos públicos, organizações não-governamentais e empresas privadas, com o objetivo de suprir as necessidades da população no campo da arte e da cultura, promovendo a produção, distribuição e divulgação de ações, bens e serviços culturais. O debate tem como foco a política de lançamento de editais. Além disso, serão abertas discussões sobre a economia da cultura e sua parcela de importância no panorama geral do setor.

Serviço:
Seminário “Cultura, Cidade e Desenvolvimento”
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data: 27 e 28 de agosto, das 9h às 18h
Informações: (41) 3213-7515 e seminario_ info@fcc.curitiba.pr.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>