17:06UFPR abre inscrições para o vestibular

A Universidade Federal do Paraná informa:
 
 
A Universidade Federal do Paraná abriu na manhã desta segunda-feira (24/8) o período de inscrições para o vestibular 2009-2010 da instituição. Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário disponível no endereço www.nc.ufpr.br. Na sequência, é preciso imprimir o extrato de confirmação dos dados e o boletim bancário de pagamento. A taxa de inscrição custa R$ 72. Candidatos “treineiros”, que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 70. O período de inscrições termina às 16 horas de 30 de setembro. Candidatos que não têm condições para pagar a taxa poderão, entre 14 e 18 de setembro, solicitar isenção, conforme edital específico já publicado pelo Núcleo de Concursos da UFPR. Calendário
 
A primeira fase do vestibular da UFPR acontece no dia 29 de novembro. A segunda fase, nos dias 12 e 13 de dezembro.
 
Como o primeiro dia de provas da segunda fase será num sábado, os candidatos que, por convicção religiosa, sentirem-se impedidos, têm direito a solicitar um atendimento diferenciado.
 
Eles devem preencher uma solicitação cujo modelo está disponível no site do Núcleo de Concursos e anexar uma declaração, com firma reconhecida, fornecida pelo pastor ou rabino da denominação religiosa a qual fazem parte.
 
Esses candidatos terão acesso aos locais de prova no mesmo horário que os demais concorrentes, e aguardarão, incomunicáveis, até o pôr-do-sol, quando começarão a resolver as questões.
 
Entre os dias 11 e 13 de setembro, a universidade promove a sétima edição da feira “UFPR Cursos e Profissões”, evento que reúne estandes de todos os cursos de graduação.
 
A feira funcionará das 8 às 18 horas, no campus Jardim Botânico da universidade, localizado na Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, em Curitiba. A entrada é gratuita e dispensa inscrição ou agendamento prévios.
 
 
Vagas
 
O processo seletivo da UFPR oferece neste ano duas novas opções de cursos de graduação e 130 novas vagas. Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passou de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91.
 
Os novos cursos de graduação da UFPR são Biomedicina e Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental. O primeiro, com 30 vagas, será oferecido em Curitiba. O segundo, com 80 vagas, em Palotina.
 
Do total de vagas, 1.808 (33,9%) são em cursos exclusivamente noturnos.
 
A principal mudança do vestibular diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.
 
Outra novidade diz respeito à possibilidade de os candidatos que disputam as vagas dos cursos de Palotina, que, agora, têm o direito de optar por fazer as provas em Curitiba.
 
Assim como em anos anteriores, o edital do vestibular da UFPR reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.