8:15As imagens Alberto Melo Viana na FNAC

expo-fnac-juveve-curitiba-parana-2007-foto-alberto-melo-viana-divulgacao

Juvevê – Curitiba (PR)

expo-fnac-aeroporto-sao-jose-dos-pinhais-2008-foto-alberto-melo-viana-divulgacao

Aeroporto Afonso Pena – São José dos Pinhais (PR)

expo-fnac-casa-de-tia-camila-vitoria-da-conquista-bahia-2008-foto-alberto-melo-viana-divulgacao

Casa de tia Camila – Vitória da Conquista (BA)

Do jeito que veio:

O fotógrafo Alberto Melo Viana estará abrindo a exposição Portas, Janelas. Luzes e Sombras, na FNAC MORUMBI, em São Paulo, no próximo dia 17 de agosto, segunda-feira. Viana foi convidado pela FNAC, através da curadora Rosely Nakagawa, para participar, com outros sete fotógrafos (Milton Guran, Walter Firmo, Arnaldo Papalardo, Fernando de Tacca, Eduardo Simões, Leopoldo Plentz e André Duzek) das comemorações dos 10 de anos da loja francesa no Brasil e do ano da França. Cada fotógrafo tem uma mostra individual que vai para as oito lojas. O tour vai até maio de 2010.
 Alberto Melo Viana é natural de Vitória da Conquista – Bahia, onde estudou o primário na Escola São José, iniciou o ginásio no IEED e aprendeu a arte da tipografia com seu pai. Há 40 anos sua família foi morar em Curitiba, onde ele está radicado até hoje. Começou sua carreira como fotojornalista em 1975, quando concluiu o curso de jornalismo na PUCPR. Trabalhou em vários jornais e revistas e tem trabalhos publicados nas revistas Veja, Istoé, Placar, Bizz, Viagem e Turismo e nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, O Estado do Paraná, Gazeta do Povo e Jornal do Estado. Como produtor cultural idealizou e coordenou as Semanas de Fotografia – Cidade de Curitiba, em 199192; coordenou o VII Encontro Nacional de Fotojornalismo, em Curitiba, em 1988 e foi coordenador municipal de oito edições do Festival de Inverno da UFPR, na cidade histórica de Antonina, Paraná, onde foi Secretário de Cultura, por oito anos, entre 1997 e 2004. Desde 2006 vem fazendo um mestrado em Comunicação e Linguagens, na Universidade Tuiuti do Paraná, com a banca final para novembro deste ano.
     O fotógrafo já realizou seis exposições individuais e participou de várias exposições coletivas no Brasil e no exterior, entre elas I Muestra Latinoamericana de la Fotografia, na cidade do México, 1978; Bienal de Veneza 1979; Rupturas, MASP, 1983; FOTOSUL – A presença do imigrante, FUNARTE, Curitiba, Florianópolis e OhioEUA, 198384.
     A mostra Portas e Janelas. Luzes e Sombras é uma coletânea de fotografias realizadas nos últimos três anos, com uma pequena câmera cyber shot e as 25 imagens foram escolhidas em parceria com a curadora Rosely Nakagawa, que na apresentação da mostra diz que:
     “O fotógrafo nascido em Vitória da Conquista, Alberto Melo Viana, é identificado por seu trabalho em fotojornalismo iniciado desde 1975, em Curitiba. Fundador do Atelier de Fotografia, foi criador das Semanas de Fotografia de Curitiba, nos anos 90 e é responsável pelo FOTOMAIL, rvista lúdicoeletrônica (como ele próprio a define)
     Sempre preocupado em divulgar a fotografia e a produção cultural e em desenvolver seu trabalho em grupo, o ensaio selecionado nesta mostra é o resultado destas várias funções e interesses.
     Viajando pelo país abriu portas para diversos colegas, adentrou janelas para conhecer o Brasil ao longo de inúmeras viagens que realizou pelos encontros de Fotografia da FUNARTE, pelo Mês da Fotografia do NAFOTO e do FotoRIO, onde sua presença é sempre ativa e constante”.
    

Serviço:
     Exposição de Fotografias
     PORTAS E JANELAS. LUZES E SOMBRAS
     De ALBERTO MELO VIANA
     FNAC MORUMBI SP              178 a 1492009
                 CURITIBA                      219 a 1910
           BRASÍLIA                       2610  a 2311
           RIO DE JANEIRO       3011 a 2812
           RIBEIRÃO PRETO       041 a 0122010
           CAMPINAS        082 a 083
           PORTO ALEGRE       153 a 124
           PAULISTA SP               194 a 175

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>