11:12Governo do Estado lança site com informações da nova gripe no Paraná

Da Agência Estadual de Notícias:

A partir desta quinta-feira (13) a população passa a contar com um site com todas as informações oficiais sobre a Nova Gripe (Gripe A) no Paraná. Já está disponível na internet uma página especial (www.novagripe.pr.gov.br), que vai garantir um tratamento uniforme às informações sobre a pandemia e combater a disseminação de boatos e outras notícias distorcidas sobre o tema. “Já investimos mais de R$ 19 milhões na prevenção e no combate à Influenza A página é mais uma das ações do Governo do Estado. Informações corretas são essenciais neste momento em que a desinformação é um dos aspectos mais graves da doença”, diz o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Com informações de diversas fontes, além de notícias atualizadas permanentemente e de origem segura e confiável, o site mantém um boletim atualizado sobre os casos registrados no Paraná e uma sessão exclusiva sobre mitos e verdades sobre a doença. “A página é dedicada a dirimir dúvidas e evitar a propagação de informações distorcidas. O site permite que o Estado fale diretamente à população”, afirma Benedito Pires, secretário da Comunicação.

Desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), o site também destaca os principais sintomas da doença, informações sobre o medicamento, boletins epidemiológicos, vídeos educativos, links e material jornalístico e materiais de divulgação que podem ser utilizados em campanhas educativas. A administração da página ficará a cargo da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde.

“Todas as Secretarias de Estado que têm algum envolvimento com a Gripe A terão espaço na página e as informações serão atualizadas em tempo real. Haverá também telefones de contato para a imprensa, população, comunidade médica e autoridades públicas”, relata a jornalista Carolina Cattani, que trabalhou no projeto.

Segundo Christianne Steil, gerente de Serviços de Comunicação e Multimídia da Celepar, “a interface do site é extremamente amigável, com informações dinâmicas, o que facilita a localização dos assuntos. No repositório também são publicadas informações gerais do Ministério da Saúde e do Plano Estadual de Contigência do Paraná”.

Para os profissionais da área da saúde, o site disponibiliza uma série de documentos como os formulários para a dispensação de medicamentos, ficha de investigação da doença e protocolo de manejo clínico e de vigilância epidemiológica.

Também estão disponíveis ficha de monitoramento diário de doenças respiratórias agudas, fluxo de atendimento de casos suspeito e de notificações, recomendações às centrais de leito, encaminhamento aos hospitais de referência e de Retaguarda e recomendações da atenção básica.

A página tem também o Protocolo do Ministério da Saúde, que trata do combate à gripe e orientações sobre procedimentos adotados nos casos de isolamento.

O site pode ser acessado pelos seguintes endereços:
www.pr.gov.br
www.novagripe.pr.gov.br
www.gripea.pr.gov.br
www.influenzaa.pr.gov.br
www.h1n1.pr.gov.br

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.