13:55João Milanez, adeus

Do Jornal de Londrina:

Morreu na manhã deste sábado (8) o fundador do jornal Folha de Londrina, João Milanez, aos 85 anos. Milanez sofria de problemas pulmonares e cardíacos, e lutava contra um câncer no rim. Ele estava internado desde 30 de julho na Santa Casa de Londrina e teve falência múltipla dos órgãos. O velório é realizado na sede da prefeitura e o sepultamento será às 10 horas deste domingo (9) no Cemitério Parque das Oliveiras.

O governador Roberto Requião decretou luto oficial no estado. “João Milanez foi um heróico pioneiro do jornalismo do Paraná. Era um homem limpo, democrático, e meu amigo pessoal. É uma perda que sinto profundamente. Milanez foi uma figura importante, que nunca será esquecida pelo que fez e pelo que foi”, disse o governador.

“Com a Folha de Londrina, João Milanez lançou um dos mais influentes diários da história recente do Paraná. A Folha foi, por muito tempo, o mais importante jornal do interior brasileiro, assim como a cidade de Londrina foi e segue a ser uma das mais pujantes cidades do interior brasileiro. O crescimento de toda a região Norte do Paraná foi estimulado e documentado pelo jornal de João Milanez”, afirmou Requião.

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, que nasceu em Londrina também se pronunciou: “João Milanez deixa a marca do lutador e pioneiro do Norte do Paraná. O “Patrão”, como era carinhosamente chamado por todos, foi um desbravador de novas fronteiras, para onde levava informação e cultura com a Folha de Londrina”, disse Richa.

“Seu jornal foi o mais importante formador de opinião da cidade e, mais que isso, tornou-se um dos símbolos de Londrina e instrumento da integração paranaense”, afirmou.

Pioneiro

Milanez nasceu em 15 de dezembro de 1923 em Meleiro, interior de Santa Catarina. Aos 22 anos mudou-se para São Paulo, onde conheceu um amigo que o convidou para vender títulos de capitalização em Londrina, em 1947.

Não demorou, o jovem aumentou a clientela na cidade e fundou a Folha de Londrina em 1948, um jornal semanal na época. Milanez participava de todas as atividades do veículo, como venda, reportagem e fotografia.

A Folha de Londrina cresceu e João Milanez também fundou rádio e televisão no Paraná. Fez fama no Brasil e conheceu diversos países.

O jornalista era conhecido por seu jeito alegre e irreverente, sempre contando histórias engraçadas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.