7:39O PT na cola do metrô

O vereador Pedro Paulo, do PT, esteve em Brasília e protocolou no Ministério do Planejamento um pedido de informações sobre os financiamentos para as obras do metrô e da Linha Verde de Curitiba. Fez isso com base na informação de que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) desaprovou um dos financiamentos solicitados pelo município alegando a “falta de capacidade de pagamento”, um dos quesitos básicos para a liberação de recursos que dependam do aval do governo federal. Na reunião do ministério foi informado de que a Prefeitura de Curitiba ainda não solicitou oficialmente o dinheiro para construir o metrô – apenas para o projeto. O vereador lembrou a recente declaração do ministro Paulo Bernardo, do Planemamento: “Se a Prefeitura de Curitiba demorou mais de um ano só para licitar o projeto básico, não dá para ter certeza de que o prazo para conclusão do projeto será cumprido.”  O vereador informou que o questionamento do PT tem como objetivo deixar que população possa acompanhar de forma transparente todo este processo e para que o prefeito Beto Richa não crie falsas expectativas.  
 “É preciso, por exemplo, ter certeza de que haverá tempo hábil terminar as obras do metrô até 2013, como e quem fará a gestão e como o sistema se integrará com a metropolitana. Se a contrapartida da iniciativa privada (cerca de 30%) de fato se concretizará e se a própria prefeitura terá capacidade de contrair os financiamentos necessários a sua execução”, argumentou o vereador defendendo um amplo debate sobre o assunto.” explica Pedro Paulo. O mesmo pedido de informações protocolado no Ministério, sera protocolado na Câmara Municipal a ser votado pelos vereadores e envaido à Prefeitura.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O PT na cola do metrô

  1. Sonia Lopes

    Sr. Vereador,

    V.Excia, como cidadão curitibano deveria ir ä Brasilia buscar facilitar e canalizar recursos para viabilizar o metrô curitibano, uma vez que essa obra é de fundamental importância para a cidade.
    Não podemos perder de vista que cidades muito menos importantes do que a nossa capital já estão com suas obras de metrô em pleno andamento e com recursos federais, em algumas até sem a contrapartida do poder estadual.
    Tenho certeza de que se prefeita fosse a Sra. Gleise o ministro Paulo Bernardo já teria alocado e assegurado recursos federais para a construcão metrô e V.Ecia, hoje, estaria aplaudindo a grande obra da prefeita petista, em vez de ir ã Brasilia futricar e mexer pauzinhos com seus comparsas petistas para inviabilizar financeiramentes as obras.
    Infelizmente no Paraná é assim, o autofagismos político se sobrepõe aos interesses do povo que os elegeu, basta ser adversário político que os projetos e obras devem ser duramente combatidos e, se possível, inviabilizados.
    Sr. Vereador, espelhe-se nos políticos de Santa Catarina que unem-se no interesse do Estado e de suas cidades independentemente de serem situacão ou oposicão. Desculpe o desabafo, pois esqueci que no Paraná até o Governador joga contra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.