15:48Câmara Federal aprova criação do “Dia Nacional da Comunidade Ucraniana”

mallet_pr_foto_gilsoncamargo_igreja_saomiguelarcanjo_28_04_09s

mallet_pr_foto_gilsoncamargo_igreja_saomiguelarcanjo_28_04_09w

Igreja São Miguel Arcanjo (Mallet-PR) – Fotos Gilson Camargo

Do jeito que veio, vai:

De autoria do deputado federal Angelo Vanhoni, foi aprovado  na Câmara Federal  o  projeto de lei  (PL 4324/2008) que institui o dia 24 de agosto, o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana. Nesta data, em 1991 o parlamento ucraniano declarou a Independência da Ucrânia. O projeto de lei  se respalda no § 2.º do Art. 215 da Constituição Federal, que dispõe sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os segmentos étnicos nacionais. Afirma a Constituição Federal que “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.” O projeto de lei também baseia-se pela Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Imaterial em 2003, da UNESCO, na qual se reconhece “a profunda interdependência entre patrimônio cultural imaterial e o patrimônio material cultural e natural.” 
 
“É nessa noção integral de patrimônio cultural, que proponho o dia 24 de agosto como o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana como data simbólica para reconhecer a expressão cultural destas comunidades que perpassa pelas tradições, códigos e significados do povo ucraniano.” explica Ângelo Vanhoni.
 
O Brasil abriga hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina, contando com aproximadamente 500 mil pessoas, entre ucranianos e descendentes, 75% deles vivendo em sua imensa maioria no estado do Paraná. Estima-se que foram mais de 10 mil famílias que formaram comunidades em Curitiba e no interior do estado.
 
A aprovação do projeto foi publicada no Diário Oficial neste  dia 04 de agosto. A partir de hoje, contam-se 5 sessões ordinárias do Plenário para recurso caso algum deputado queira se manifestar. Após essas 5 sessões retorna para a Comissão de Constituição e Justiça para redação final e posteriormente será encaminhado para a aprovação no Senado.
 
Embaixador da Ucrânia assina termo  de cooperação com o Ministério da Cultura
 
Nesta terça (04), o Embaixador da Ucrânia, Volodymyr Lakomov e o Ministro da Cultura Juca Ferreira assinam acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos na área da cultura e educação entre os dois países. Por iniciativa do presidente da Representação Ucraniano-Brasileira no Paraná, Vitório Sorotiuk, o encontro se deu articulado pelo deputado federal  Ângelo Vanhoni, que reconhece a importância deste ato. “Este passo é um avanço no intercâmbio cultural entre estes dois países, além da contribuição para a preservação das tradições ucranianas no Brasil. O acordo de cooperação possibilitará  o aprofundamento da relação cultural e educacional entre os povos brasileiro e ucraniano.” afirma o deputado.    O termo de cooperação é resultado das visitas realizadas pelo Ministro da Cultura, em abril de 2009, na região sul do Paraná, para dar início às obras de restauro da Igreja São Miguel de Arcanjo, em Mallet. Nesta oportunidade, Juca Ferreira além de anunciar a destinação de verbas para outras obras na região, também se comprometeu com o termo de cooperação entre os dois países.

Compartilhe

2 ideias sobre “Câmara Federal aprova criação do “Dia Nacional da Comunidade Ucraniana”

  1. Julia

    Meus avós ja falecidos ficariam felizes. Vieram fugidos da guerra e viveram felizes aqui. Prezavam a natureza, tinham um quintal cheio das frutas e jardim florido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.