18:53Blitz pró-diploma

 O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná informa:

Sindijor-PR faz blitz em aeroporto para obter adesões à frente pró-diploma 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) realiza na manhã desta terça-feira (4/8) uma blitz no aeroporto Afonso Pena para abordar os parlamentares do Estado que embarcam rumo à Brasília. 
O objetivo da ação é conquistar novas adesões de deputados federais e senadores à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma, iniciativa que pretende apoiar a tramitação, no Congresso Nacional, das propostas de emenda constitucional (PECs) que restituem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.


 
Diretores do sindicato devem chegar ao aeroporto, localizado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, antes das 6h30. Jornalistas, professores e estudantes estão convidados a participar da mobilização, que deve se estender durante boa parte da manhã.
 
Com faixas, cartazes e pranchetas, o Sindijor-PR irá levar fichas de adesão para serem assinadas pelos parlamentares no próprio aeroporto. Os documentos serão encaminhados ao gabinete da deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM), que coordena a coleta de assinaturas pela criação da frente.
 
Até meados de julho, mais de 150 deputados e senadores de todo o país já haviam aderido à iniciativa. Para a instalação da frente, são necessárias ao menos 191 adesões.
 
No último dia 14 de julho, o sindicato enviou um ofício a cada um dos 30 deputados federais e aos três senadores paranaenses. No documento [íntegra abaixo], o Sindijor-PR os convida a ingressar na frente e a apoiar as PECs que tratam do diploma em jornalismo.
 
A frente irá defender a PEC 33/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), e a PEC 386/09, cujo autor é deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Ambas restabelecem a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.
 
No próximo dia 20 de agosto, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados irá realizar uma audiência pública para discutir a questão.
 
 
Abaixo, cópia do ofício enviado pelo Sindijor-PR aos deputados e senadores do Paraná:

Curitiba, 14 de julho de 2009.
Aos integrantes da bancada federal do Paraná

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) integra o movimento nacional articulado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) pela regulamentação da profissão e a formalização da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Obrigatoriedade do Diploma.

A decisão do STF, que é a culminação de um longo processo de deterioração da profissão, encaminha a imprensa brasileira ao amadorismo e às reiteradas práticas antiéticas que caracterizaram o Jornalismo no período anterior à regulamentação.

Some-se a isto a tendência à precarização das relações de trabalho nas empresas de comunicação, com o aviltamento de salários, a não observância da jornada e a extrapolação das funções pelos jornalistas. Prejuízo não só para os trabalhadores, mas também para toda a sociedade e a nossa democracia.

Como legítimos representantes do Paraná na Câmara Federal, contamos com o apoio de todos os parlamentares paranaenses, como signatários da iniciativa de criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma, que acontece no Congresso Nacional para a aprovação de uma emenda à Constituição que restitua a sua obrigatoriedade.

Duas propostas – uma na Câmara e outra no Senado – já foram apresentadas, e agora está sendo articulada a criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma. A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM), que coordena a formação da Frente Parlamentar Mista, está recolhendo assinaturas.

Colocamo-nos à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer subsídios para os debates que se seguirem após a instalação da Frente Parlamentar. Confiantes de que podemos contar com o seu apoio e a sua participação nesta frente parlamentar, subscrevemo-nos,
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná

Compartilhe

2 ideias sobre “Blitz pró-diploma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.