11:41Rubens Meister, adeus

Morreu ontem, aos 87 anos, o arquiteto Rubens Meister. Ele projetou, entre outras obras, o Teatro Guaíra, a Rodoferroviária de Curitiba e o Centro Politécnico. No ano passado ele sofreu um AVC, que debilitou ainda mais sua saúde. Na semana passada, sob suspeita de enfarte, foi internado. Segue texto sobre ele publicado na Revista de Arquitetura e Urbanismo:

Rubens Meister nasceu em Botucatu, no Estado de São Paulo, em 1922, mas criou-se em Curitiba. Descendente de suíços, cursou o primeiro grau na Deutscheknabeschule (escola alemã para meninos) do Colégio Bom Jesus, onde aprendia-se e falava-se alemão.

Depois de matriculado em engenharia civil na UFPR (Universidade Federal do Paraná), Meister foi ao Rio de Janeiro onde se classificou no curso de arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, mas não prosseguiu com os estudos. No ano seguinte à sua formatura, em 1947, Meister começou a lecionar a disciplina Construção dos Edifícios: Arquitetura, no curso de engenharia civil da UFPR, onde foi o responsável pela introdução do ideário da arquitetura moderna para uma geração de engenheiros que atuaram profissionalmente com projeto. Em 1956 Meister presidiu uma comissão encarregada de criar o curso de arquitetura e urbanismo na UFPR, no Centro Tecnológico. Na procura por professores, convidou pessoalmente Vilanova Artigas.

Em 1959, o engenheiro fez sua primeira viagem à Alemanha e, em 1970, à América do Norte. Meister se atualizou e complementou sua formação específica em arquitetura de forma autodidata. Para isso valeu-se de revistas importadas, como Architectural Record, Architectural Forum, Progressive Architecture, L’Architecture d’Aujoud’hui, além da brasileira Acrópole, entre outras.

Recém-formado, participou do concurso do Teatro Guaíra e obteve o terceiro lugar. O concurso foi vencido por dois projetos acadêmicos, resultado de um júri conservador. Mas seu projeto foi escolhido pelo governador Bento Munhoz da Rocha como parte das obras realizadas pelo Estado, que incluía também o Centro Cívico e tinha a arquitetura como expressão de modernidade.

Compartilhe

2 ideias sobre “Rubens Meister, adeus

  1. jeremias bueno

    Também são de Rubens Meister o prédio da Prefeitura e a Escola Tirandentes, na Praça 19 de Dezembro.

    Foi o iniciador da Arquitetura Moderna entre nós, com um prédio de pequeno porte na Rua Cândido de Leão, onde hoje funciona uma loja de produtos fitoterápicos ou correlatos.

    Poucos sabem, mas foi colega de turma, no Colégio Bom Jesus, de Romeu Paulo da Costa, o arquiteto da Biblioteca Pública do Paraná, obra também revolucionária para os padrões estéticos da época.

    Como se percebe, Curitiba é um verdadeiro celeiro de grandes arquitetos.

    Aos familiares do brilhante Rubens Meister, meus sentimentos.

  2. Joao Henrique

    Adeus ao maior “arquiteto” que o Paraná já teve. Se não fosse ele teriamos mais um punhado de edificios neo-classicos na capital. Parabéns pelo pioneirismo e pela coragem. Acho que ele, com a importância que teve, merecia um destaque maior na mídia, e não só algumas notinhas em alguns jornais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.