11:44Investigação caseira

Do Goela de Ouro:

Causou muita surpresa no Centro Cívico a sanha da força-tarefa criada pelo Governo do Estado para apurar as denúncias contra a construtora Piemonte, que doou para a campanha para a campanha de reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB) e é acusada de crimes ambientais.  A força-tarefa é formada pelo Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) e pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Acontece que duas das denúncias de Rodrigo Oriente, ex-gerente da Piemonte, respingam no próprio Governo do Estado.  Rodrigo Oriente disse em depoimento ao próprio Nurce que na contabilidade da empresa estaria um comprovante de pagamento de R$ 5 mil à DPMA para que um inquérito sobre corte de árvores fosse arquivado. Então, a DPMA vai investigar a si mesma? O Nurce vai investigar o seu parceiro na força-tarefa? Mais: segundo a empresa denunciada, o tal corte de árvores foi autorizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão do Governo do Estado, conforme a autorização nº 5.797.587-3, de 7 de outubro de 2003. Nesta época, quem comandava o IAP, nomeado por Roberto Requião, era Rasca Rodrigues, atualmente secretário estadual do Meio Ambiente.

Compartilhe

10 ideias sobre “Investigação caseira

  1. John

    Que zona tá provocando esse Oriente. As noticias sempre saem em doses homeopáticas… Ele poderia mandar essas desgraças pelo twitter. Ia ser divertido seguir ele…

  2. Carlinhos

    Informação errada:

    O protocolo 5.797.587-3 trata de uma informação de corte em área de reflorestamento, cujo procedimento não necessita de autorização.

    A empresa interessada foi a CABENFALE, cujo processo foi eliminado e encaminhado para arquivo em 08/10/2008.

    Tais informações são pública e constam no SPI no site do governo.

  3. zebeto

    Carlinhos, o Goela de Ouro mandou a seguinte resposta a você:

    Mentira, Carlinhos, todo corte de árvore precisa de autorização. Se você for cortar um pé de abacate na sua casa, tem que ter autorização. Por isso, em 7 de outubro de 2003 o IAP, então presidido por Rasca Rodrigues, hoje secretário estadual do Meio Ambiente, emitiu a autorização 5.797.587-3 para a Cabenfale cortar árvores de reflorestamento de pinus no Riacho Doce. Esta mesma área que teve o corte de árvores autorizado pelo IAP foi vendida pela Cabenfale para a Piemonte.

  4. Eusébio Cunha

    Vixi. Agora resta saber se a Gazeta do Povo vai atrás dessas informações também…

  5. John

    A informação do Goela de Ouro procede se levarmos em consideração a data do pedido. Na época, toda e qualquer supressão de floresta necessitava de autorização do SERFLOR. No caso de reflorestamento, o pedido de corte (Informação de Corte) era somente informado, porque não dependia de autorização por se tratar de essência exótica, o que não ocorria (e não ocorre até hoje) com a Araucária Angustifolia, que é uma espécie nativa. Hoje em dia, florestas de pinus podem SIM ser cortadas sem precisar de trâmite burocrático de quaisquer que sejam os órgãos envolvidos.

    O Goela de Ouro está mal informado em alguns aspectos e bem informado em outros.

    Só para constar, antes que comece aqui um monte de insinuações: o processo foi eliminado porque não existe espaço físico no Arquivo Geral do IAP e, segundo o que preconiza a Lei, arquivos podem ser eliminados passados cinco anos do seu protocolo. Portanto, não teria sentido manter documentos que já foram executados.

  6. marcelo

    independentemente do certo ou errado, o nurce e a dpma terão que investigar o caso com o iap, e não com a prefeitura.
    e se o iap pisou na bola, a delegacia do meio ambiente do requião vai tomar alguma atitude contra o iap do requião.

  7. Carlinhos

    Uma coisa é o corte de árvores exóticas que por informação de corte, que é o correto, ou por autorização do IAP. Aí não vejo nenhuma irregularidade.
    Outra coisa é o licenciamento de o licenciamento para a implantação de loteamento na área. Neste caso a competência é do município por meio da SMMA que faz parte do SISNAMA, deve licenciar os empreendimento imobiliários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.