10:26“A Saga”, dez anos depois

Da Folha Online, em reportagem de José Maschio, de Londrina:

Paranaense conclui minissérie “A Saga” após dez anos

Quando iniciou as filmagens de “A Saga” em 1999, o diretor e roteirista Manaoos Aristides, então com 54 anos, sabia que seus planos eram ambiciosos: fazer uma minissérie fora do eixo Rio-São Paulo, mesclar atores profissionais e amadores, arquitetar uma megaprodução. O que ele não sabia é que a tarefa ia demorar dez anos para ser concluída. Agora, ele tem um novo desafio: negociar a veiculação com redes nacionais. “Acabou sendo uma saga dentro da própria “Saga'”, diz Aristides, 64, ao enumerar as dificuldades financeiras, as interrupções em razão da falta de verba e a maneira criativa de solucionar os problemas.

Sem dinheiro, fazia convênios em municípios paranaenses para as locações. As prefeituras forneciam alimentação e infraestrutura para as equipes e, em troca, a produção fazia oficinas para atores nas cidades. Nesse esquema, 17 municípios paranaenses receberam filmagens de “A Saga”.

“Nessas oficinas, fomos selecionando atores locais que entraram na história, além de arrebanharmos figurantes”, diz Aristides. Ao todo, 4.010 pessoas se envolveram com a minissérie, entre atores, figurantes e equipe técnica.

As interrupções possibilitaram histórias curiosas, como a de Daniel Petroscki, escalado para fazer um personagem na pré-adolescência. Ele tinha 11 anos nas primeiras cenas. Para o papel do personagem já adulto, o planejamento era colocar outra pessoa. Os anos de intervalo, no entanto, fizeram com que ele assumisse os dois papéis. Hoje, o ator tem 19 anos.

Aristides estima que a série tenha custado mais de R$ 2 milhões. Segundo ele, os maiores gastos foram com a construção de cidades cenográficas em Cascavel, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon.

A minissérie aborda a colonização do oeste paranaense –uma história de grilagem de terras, revoltas de posseiros e mortes– entre as décadas de 30 e 60 do século passado.

Aristides ligou esses episódios a fatos históricos, como a descoberta das cataratas do Iguaçu, em 1542, pelo conquistador espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, e a passagem da Coluna Prestes, liderada por Luiz Carlos Prestes, por Foz do Iguaçu na década de 20.

A narrativa e a interligação dessas épocas distintas é feita pelo personagem padre Germano, interpretado por Valdir Fernandes (“Mandacaru”). Roberto Bomtempo dá vida a Cabeza de Vaca.

A TV Educativa, mantida pelo governo do Paraná, deverá levar a minissérie ao ar ainda neste ano. Aristides, no entanto, diz que negocia também exibições com a Rede TV!, o SBT e a TV Brasil. Ele se diz disposto a enfrentar “outra saga”.

Compartilhe

2 ideias sobre ““A Saga”, dez anos depois

  1. thiago netto

    Conheço a historia desse rapaz, 10 anos e muitos kilometros rodadas com o pires na mao para fazer essa serie, pelo que já ví sera um marco na teledramaturgia do país. Tenho certa que sera sucesso. Pena que a midia do Parana fale pouco desse cineasta.

    thiago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.