16:14Gestor, informação e angu

Do Filósofo do Centro Cínico:

Diante da polêmica sobre o “Gestor da Informação” e seguindo o conselho de um comentarista do blog (Tiago), recorri ao site http://www.decigi.ufpr.br/ e me informei. Diz lá: “Os bacharéis em Gestão da Informação são profissionais com a visão socioeconômica para aplicar teorias científicas, técnicas e metodologias da investigação à solução de problemas de informação que permeiam as organizações, assim como para explorar novas tecnologias da informação e da comunicação, utilizando-as em benefício dos indivíduos, grupos e da sociedade. Algumas competências do profissional de Gestão da Informação:

    * Identificar e aplicar teorias e paradigmas relacionados à informação;
    * Explorar as redes de informação tradicionais e eletrônicas;
    * Intercambiar informação entre sistemas existentes;
    * Identificar processos e estoques de informações nas organizações;
    * Avaliar a qualidade das fontes de informação, sob os seguintes parâmetros: exatidão, atualidade, abrangência, formato(s) disponível (eis) e orientação à necessidade do cliente;
    * Adicionar valor ao processo de coleta de informação;
    * Antecipar-se às demandas de informação;
    * Utilizar a tecnologia como vetor para conectar pessoas, organizações, documentos e informação.

Tudo bem, agora me digam: o que essa figura faz mesmo? A prefeitura poderia também explicar o que é “adicionar valor ao processo de informação”. Tal valor é pecuniário ou virtual? O ex-bibliotecário e futuro gestor da informação usa o caixa normal ou o outro, para “adicionar valor ao processo de informação?”; ou dá apenas um “vetor na conexão das pessoas, organizações, documentos e informação?”

Compartilhe

5 ideias sobre “Gestor, informação e angu

  1. Negão Fuck

    Pô, zebeto, não tem nada mais interessante acontecendo nesta segunda-feira chuvosa na cidade? Tem que brigar com nos coitados dos ex-bibliotecários-agora-gestores-de-informação? Fala sério…

  2. Tiago

    Olha Zé, sou seu leitor assíduo e nessa situação vc está se estendendo demais com piadas sem graça. Fique sabendo que o Gestor da Informação é uma profissão onde é exigido curso de formação superior ao contrário dos jornalistas quem nem isso é exigido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.