8:19Gestor de informação

Do filósofo do Centro Cínico:

A Prefeitura publicou edital para concursos do Magistério e para “Gestor de Informação”, este com salário de R$ 1.438,00 mais 30% de gratificação. Perguntar não ofende: o que é um gestor de informação? Seria um radialista, jornalista, o homem do carro do sonho, o vendedor de loteria, o cobrador de ônibus, o locutor que anuncia remédios na farmácia ou produtos do supermercado? Ou seria um novo profissional da ABIN (Agência Beto de Informações)? Se você é ou sabe o que é um gestor de informação, por favor, manifeste-se.

Compartilhe

7 ideias sobre “Gestor de informação

  1. Letícia

    Putz, porteiro. Porteiro é o maior gestor de informação que existe. Até mais do que vizinha fofoqueira.

  2. perguntista

    O acesso diário a um volume enorme de informações, possibilitado pela popularização de tecnologias como a internet, trouxe oportunidades para um profissional que ainda está conquistando o seu espaço no mercado de trabalho: o gestor da informação. Segundo a professora Patrícia Zeni Marchiori, do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – uma das poucas instituições que ofertam a graduação no estado –, esse profissional ajuda a transformar as informações em recursos estratégicos que tornem as empresas e organizações mais eficientes e competitivas.

    O gestor da informação elabora produtos e serviços que permitem a administração de dados relevantes produzidos dentro ou fora das organizações. Ele identifica, avalia, coleta e processa informações, além de propor formas de armazenamento desses dados, tornando-os disponíveis para os usuários autorizados. “Esse profissional faz com que a informação chegue para a pessoa correta no tempo certo e com o custo que a empresa possa pagar”, explica. De acordo com Patrícia, a profissão, considerada nova no Brasil, vem ganhando prestígio. “As empresas que contratam o gestor da informação normalmente já perderam dinheiro porque deixaram a informação na mão de leigos”, afirma.

    Formada em 2006 pela UFPR, Camila de Moraes Martins trabalha como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT). Criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o órgão esclarece dúvidas de pessoas físicas e de pequenos empresários sobre diversas atividades econômicas, como agricultura, administração e transportes. “O empresário manda uma demanda para o site do SBRT, buscamos a resposta e elaboramos um documento, que é enviado para o cliente e para o site”, descreve.

    Camila conta que também atua em um projeto de digitalização do acervo fotográfico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). “Comecei a trabalhar para o Tecpar quando ainda era estagiária, na organização do acervo fotográfico impresso do instituto, junto com uma estudante de História. Cria­mos códigos para localização das imagens e fizemos o levantamento de informações sobre a história do Tecpar por meio de pesquisas em internet, jornais e outras instituições. Agora estou trabalhando com um banco digital de imagens sobre a história do instituto”, diz. Segun­do ela, o principal desafio de quem escolhe a área ainda é o desconhecimento acerca da profissão. “É uma área bastante abrangente e os em­­pre­­­sários desconhecem o que o pro­­­fissional po­de fazer na organi­za­­ção”, afirma.

    http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vestibular/conteudo.phtml?tl=1&id=908958&tit=A-promissora-area-da-Gestao-da-Informacao

  3. miltinho

    Atribuição de um “gestor de informação” municipal: usar computador público pra comentar em blogs, defendendo o chefinho enquanto ele viaja. Principais argumentos utilizados: “tem que explicar o dólar na cueca”, “e o mensalão”, “Beto é a renovação”. “ICI é honesto e referência em todo o Brasil”, “metrô já está pronto”, “vocês estão com inveja do Gardolinski”. KKKKKKKKKKKKK

  4. almeida

    miltinho, esqueceu mais uma coisa.

    e usar a alcunha-mor de nagib (osta).

    brincadeiras à parte, duvido que esse nagig tenha qualquer curso, muito menos de gestor de informação. só está empregado com cargo comissionado porque é um tremendo de um puxa-sacos, e também, porque é brimo… nada contra a comunidade dos brimos, que nao gostam do betito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.