15:15Fundação O Boticário cria reserva na Serra do Tombador (GO)

Da Agência de Notícias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (AGBio):

O presidente do Conselho Curador da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Miguel Krigsner, e a diretora executiva, Malu Nunes, receberam das mãos do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o certificado de criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra do Tombador/GO, que representa aproximadamente 10% da área de reservas criadas no bioma Cerrado, sendo uma das maiores do bioma atualmente. Ao todo já são 524 RPPNs criadas pelo Instituto Chico Mendes que juntas, representam quase 500 mil hectares em áreas protegidas.

Incentivos para que proprietários de áreas ricas em biodiversidade  abracem a idéia da criação de RPPN estão no forno para serem implementados. A partir da próxima semana passará a funcionar o SIMRPPN (Sistema Informatizado de Monitoramento de RPPN), que diminuirá em 50% o tempo de criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). “Nossa expectativa é reduzir de três meses para 45 dias em média”, destacou o diretor de UCs de Proteção Integral, Ricardo Soavinski. O sistema poderá ser acessado através do site www.icmbio.gov.br/rppn.

Além da diminuição no tempo de trâmite do processo de criação, o Instituto Chico Mendes, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, revisa o Decreto 5.746/06, que regulamenta as reservas, ampliando os benefícios aos cidadãos, empresários e organizações interessados em gravar suas propriedades como patrimônio protegido. Entre elas está a garantia de doação de materiais apreendidos pelo Instituto, fruto de operações de fiscalização; a possibilidade de converter multas destinando os recursos para investimentos nessas reservas e o pagamento por serviços ambientais.

O Instituto prevê ainda investir em capacitação das pessoas envolvidas na criação, manejo e gestão das reservas. “Trabalharemos fortemente em campanhas de divulgação para que as pessoas conheçam as RPPN, além de fortalecer parcerias de trabalho na conservação dessas áreas, a exemplo dessa firmada com a Fundação O Boticário”, destacou Soavinski.

Minc reconheceu publicamente o empenho da Fundação ao criar a reserva. “Sou fã de carteirinha das RPPN. Saber que Serra do Tombador é uma das maiores do Cerrado é uma grande notícia, ainda mais no ritmo de ameaça que vem sofrendo este importante bioma. Cerrado e Caatinga estão sofrendo com as ameaças, mas não dá para tocar samba de uma nota só, temos que atacar o desmatamento em todos os biomas brasileiros”.

O ministro reconheceu as dificuldades para se criar e implementar uma Unidade de Conservação. “Ao assumir o Ministério vi que não tinha sentido a iniciativa privada resolver criar uma área, estudá-la e isso terminar com uma publicação no Diário Oficial, sem um ato de reconhecimento público. Essa solenidade é uma forma de reconhecer, e espero que seja uma iniciativa para que outras pessoas, empresários e organizações continuem querendo criar. Poucos conhecem o que é uma RPPN e seu papel, mas o desafio do ICMBio, MMA, ambientalistas e proprietários é divulgar essa categoria por meio de campanhas”, destacou Minc.

“Diferente do ICMBio, que tem a obrigação de criar Unidades de Conservação, é louvável a iniciativa espontânea de instituições como a Fundação O Boticário, que optam por proteger uma área particular garantindo que a biodiversidade ali existente seja protegida. E interessa muito ao Instituto acelerar e ampliar o número de RPPNs, fazendo com que elas sejam parte efetiva do Sistema Nacional de Unidades de Conservação-SNUC”, destacou o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello.

Segundo o diretor de UCs de Proteção Integral, Ricardo Soavinski, a criação do Instituto Chico Mendes, em agosto de 2007, em nada comprometeu a criação de RPPNs no Brasil. Em 2008 foram criadas 38 reservas e em 2009, 21, com meta de 50 até o final deste ano. O predomínio se dá no bioma Mata Atlântica (227), seguido do Cerrado (132). Por área, ganha o bioma Pantanal (55%), seguido do Cerrado (18%).

Após apresentação de um vídeo institucional apresentando a reserva ao público, o presidente do Conselho Curador da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Miguel Krigsner, e a diretora executiva, Malu Nunes, destacaram a importância do ato de reconhecimento do Governo Federal à Fundação. “Agradecemos a relevância com que a criação desta reserva vem sendo tratada”, afirmou  Miguel Krigsner.

“Saber dessas estratégias de incentivos que virão fortalece, e muito incentiva, aqueles que querem criar reservas do gênero,  mas que porventura tenham ainda algum receio. Como Fundação, nosso foco é na conservação de áreas protegidas. Financiamos projetos e pesquisas, tanto públicas quanto privadas”, frisou Malu.

Na RPPN Serra do Tombador já foram descobertas quatro espécies e empresários têm visitado a reserva para conhecer o modelo adotado pela Fundação no cuidado com a área, que já conta com plano de manejo, programa de educação ambiental e recreação, entre outros. “Na verdade trouxemos o modelo bem sucedido na primeira RPPN que criamos – a Reserva Natural Salto Morato, no bioma Mata Atlântica – para o bioma Cerrado”, frisou Malu.

Na solenidade, realizada no auditório do ICMBio, Minc recebeu das mãos da  diretora executiva da Fundação O Boticário, Malu Nunes, um dossiê contendo detalhamento de licenças para exploração mineral solicitadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para explorar a região onde se encontra a reserva.

Compartilhe

3 ideias sobre “Fundação O Boticário cria reserva na Serra do Tombador (GO)

  1. luz

    E de onde sae a matéria prima para os produtos que o Boticário vende?????
    Alguém poderia me responder?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.