8:38Petista abraça ideia de Lerner

No início do mês que vem o vereador Pedro Paulo (PT) vai a Brasília, mais precisamente ao Ministério do Planejamento do companheiro Paulo Bernardo, para tentar clarear as ideias sobre o dinheiro que será repassado pelo governo federal para a construção do metrô de Curitiba. Sua tese: se a obra corre risco de ser concluída no tempo previsto para a Copa do Mundo, não há porque despejar dinheiro nela, mesmo porque acha que o dinheiro poderia ser melhor empregado. Aí ele concorda com o ex-governador Jaime Lerner, que, afirma, sempre foi “inimigo político do partido”. “Seria mais prático melhorar o sistema de superfície que está aí e ampliá-lo”. Afirma que, hoje, a referência em transporte público eficiente e de implantação barata é Bogotá, capital da Colômbia, que é projeto do escritório de Lerner.

Compartilhe

4 ideias sobre “Petista abraça ideia de Lerner

  1. Tarquinio

    Oportunismo puro. pra se contrapor ao metrô, o petismo aceita até elogiar e apoiar o sistema do Lerner, que criticou a vida inteira.
    Isso é que é coerência.

  2. urbanista.com

    Não é coisa de torcedor de futebol, como coxa x atlético, é lógica e capacidade de ver a viabilidade das coisas.

    veja novamente:
    “- Segundo estudo feito pelo economista Frik Kerin para Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o sistema BRT (Bus Rapid Transit) oferece vantagens em relação aos outros sistemas de transporte público de massa no que diz respeito a prazo e custos de implantação. Pelo levantamento, um corredor de BRT com 10 km de extensão pode ser desenvolvido em 2,5 anos com investimento de R$ 111 milhões. A mesma extensão para o metrô requer 9 anos e R$ 2,01 bilhões e o VLT (veículo leve sobre trilhos) exige 5 anos e demanda R$ 404 milhões.”

    Logo, pode-se concluir que se a prefeitura optar pelo VLT, em vez do metrô, com o mesmo dinheiro que constuiria apenas 10km de metrô construiria 40 de VLT, que é mais moderno que o metrô e tão eficiente quanto para o transporte de massa. Se o VLT for usado em conjunto com o sitema de canaletas já existente, com certeza o sistema curitiano se tornaria um dos mais avançados do mundo.

    Ao meu ver o metrô só é melhor para os empreiteiros e para os políticos que terão a sua disposição um orçamento bilionário.

    Seja do PT, do DEMO, do PSDB, do PMDB, do PQP, quem sabe usar a cabeça irá concordar com a ponderação do senhor Lerner.

    É difícil para alguns entenderem quem quem pagará a conta na realiadade será a propria população, portanto o custo-benefício tem que ser levado em conta sim. O que não pode é ficar só nesse sistema de canaleta, sem o VLT, pois este já mostra que está saturado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.