15:1160 mil m2 de floresta na cidade

Notícia boa, vai como veio:

Nova Reserva Particular vai proteger 60 mil m² de floresta 

Área em negociação fica na bacia do rio Passaúna. Curitiba já tem 25 mil m² protegidos por RPPNs 

A Prefeitura está negociando a implantação da terceira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Curitiba. A área natural, de 60 mil metros quadrados, fica no bairro Riviera, bacia do rio Passaúna. “Será mais um espaço importante de preservação na cidade”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Andreguetto. Somadas, as duas atuais RPPNs da cidade, no Cascatinha e no Campo Comprido, protegem 25 mil metros quadrados de bosque nativo. Ambas ficam na bacia do rio Barigui.

A RPPN municipal é um instrumento inédito no país, criado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em 2007, para conservação de florestas urbanas privadas, e que permite aos proprietários isenções fiscais e incentivo construtivo para preservar seu bosque nativo.

“É uma atitude que deve ser copiada por outras cidades brasileiras”, disse o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc na semana passada, quando esteve em Curitiba.

Proprietários de terrenos com 70% de mata nativa relevante que transformarem a área em RPPN municipal podem transferir o direito de construir naquele local para outro. Esse direito chama-se potencial construtivo, que pode ser aplicado em outra propriedade do dono da RPPNM ou vendido a uma construtora, associando o retorno econômico à preservação do meio ambiente.

A primeira RPPN municipal, criada em 2007, fica na área de preservação do rio Cascatinha, na bacia do Barigui, e tem 8 mil metros quadrados de floresta com araucária, além da mata ciliar. A segunda, uma área verde de 17 mil metros quadrados, fica no bairro Campo Comprido, a menos de 10 quilômetros do Centro, também na bacia do rio Barigui.

“O município ganha porque não tem custos com desapropriação e manutenção da área. O proprietário ganha porque pode transferir seu investimento de uma área com restrições legais para outro local, e a cidade ganha ainda mais, porque tem assegurado para sempre a preservação de seu patrimônio natural”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

O projeto das RPPN foi criado pela Prefeitura, visando à preservação de 14 milhões de metros quadrados de florestas nativas no meio urbano, o que equivale a área de 10 parques do tamanho do Barigui. Essas áreas estão sendo visitadas por técnicos da Prefeitura e da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) para que os proprietários recebam informações sobre as vantagens de transformá-las em reservas particulares.

Compartilhe

Uma ideia sobre “60 mil m2 de floresta na cidade

  1. jango

    Parabéns Andreguetto !
    Você merece pela sua dedicação e credibilidade na condução dos assuntos do meio ambiente.
    Não é fácil a instituição de RPPN, em que pese os benefícos da legislação de parte a parte, por envolver conservação da natureza em terreno privado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.