16:18TC vai auditar “Saúde da Família” em 40 municípios

O Tribunal de Contas do Paraná informa: 

No período entre 20 de julho (esta segunda-feira) e 4 de setembro, técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vão realizar um processo de Auditoria Operacional (AO) no Programa Saúde da Família em 49 municípios paranaenses.

A amostra, escolhida aleatoriamente, compreende quatro municípios de cada uma das dez mesorregiões do Estado, somando 40 municípios, mais sete com população superior a 250 mil habitantes e mais dois entre os 15 que não possuem o Programa Saúde da Família implantado – cujas informações serão utilizadas como contraponto aos demais. Em todos esses municípios, a equipe designada pelo TCE vai realizar inspeções nas unidades de saúde e entrevistar agentes comunitários e beneficiários do programa.

A finalidade dessa Auditoria Operacional é obter um diagnóstico preciso a respeito do funcionamento desse programa governamental, que é financiado pela União e executado pelos municípios em parceria com o Estado. Em agosto, será disponibilizado um questionário no site da Secretaria de Estado da Saúde (www.sesa.pr.gov.br), para que representantes de todos os municípios paranaenses respondam questões ligadas à área da saúde, que servirão como base para novas fiscalizações.

No início de julho, o TCE realizou um painel com participação de representantes da sociedade civil organizada, que definiu os principais pontos a serem analisados pela AO. Segundo o vice-presidente do TCE e membro da equipe de auditoria, conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães, essas auditorias serão realizadas por todos os Estados brasileiros e, ao final das apurações, os dados serão reunidos num documento nacional. “Vamos elaborar um raio-x de como anda a execução do Programa Saúde da Família, focando sua aplicação nos municípios”, explica Guimarães.

Auditorias Operacionais são métodos de fiscalização externa, amparados por técnicas nacionais e internacionais, que têm o objetivo de avaliar o andamento de programas e ações governamentais. Com foco nos resultados dessas ações, a Auditoria Operacional permite identificar problemas que podem comprometer o alcance dos objetivos pretendidos pela administração pública. Esse instrumento de controle externo já vem sendo adotado por alguns Tribunais de Contas brasileiros.

No sistema convencional de controle externo, a fiscalização se concentra principalmente na legalidade dos atos da gestão e na correta aplicação dos recursos públicos. A Auditoria Operacional amplia seu foco para os benefícios concretos que as ações e programas trazem à população, principalmente sob os pontos de vista dos princípios constitucionais da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade.

Os 49 municípios que serão alvo da Auditoria Operacional são:

 

De 20 a 24 de julho

Londrina

Santo Antonio do Paraíso

São Sebastião da Amoreira

Abatiá

Ponta Grossa

Imbaú

Ortigueira

Rio Bom

Telêmaco Borba

Ventania

Curiúva

Matinhos

Agudos do Sul

Campo Largo

Rio Negro

 

De 3 a 7 de agosto

Manoel Ribas

Rosário do Ivaí

Borrazópolis

Guaraniaçu

Palmital

Laranjal

União da Vitória

Rio Azul

Fernandes Pinheiro

Teixeira Soares

 

De 17 a 21 de agosto

Maringá

Jussara

Terra Boa

Araruna

Boa Esperança do Iguaçu

Pranchita

São Jorge D’Oeste

Virmond

Honório Serpa

Vitorino

Esperança Nova

São Carlos do Ivaí

Maria Helena

 

De 24 a 28 de agosto

Curitiba

São José dos Pinhais

Bocaiúva do Sul

 

De 31 de agosto a 4 de setembro

Cascavel

Foz do Iguaçu

Pato Bragado

Toledo

Corbélia

Boa Esperança

Mamborê

Anahy

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.