8:42Osmar Dias, a legislação ambiental e os pequenos agricultores

Em campanha aberta ao governo do Estado, o senador Osmar Dias (PDT) esteve ontem em Salgado Filho, no Sudoeste do Estado. Participou das comemorações dos 30 anos da Acamsop 13 (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná), defendeu a agroindustrialização na agricultura familiar para a abertura de mercado e o fortalecimento do setor. Abordou também um ponto nevrálgico que está em discussão em Brasília: a legislação ambiental. Eis o que falou a respeito disso:

 – A preservação ambiental é de responsabilidade de todos, não apenas do produtor rural e quem preserva tem que ser premiado. 

– O Código Ambiental, que está sendo discutido no Senado Federal, tem que ser adequado de forma a não penalizar pequenos produtores que dependem da terra para sobreviver. Ela deve ser adequada à realidade. É discussão que precisa de seriedade e não de demagogia.

– Defende que para propriedades de até seis módulos rurais (área mínima para que uma propriedade seja viável economicamente) não haja a exigência da reserva legal, mas somente a obrigatoriedade da preservação das matas ciliares e das fontes de água e também que haja compensação para quem preserva a água.

– A lei, do jeito que está, inviabiliza a produção em pequenas propriedades. É preciso defender o direito de preservar e de produzir. Ou defendemos isso ou estaremos mandando os agricultores familiares para a fila do desemprego nas regiões metropolitanas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.