20:0683 anos

mae-e-pai

Josefa Maria da Silva e José Antonio da Silva

Onde estes dois estão? Onde comemoram os 83 anos de chegada ao planeta Terra? No mesmo dia 16 de julho, no mesmo ano de 1926, vizinhos de sítio na mesma Palmeira dos Índios, na mesma Alagoas. Dona Zefa e Zé Luiz deram a vida e cuidaram de dois meninos que estão por aqui tentando cuidar dos próprios filhos, quatro, e de uma neta, passando o que receberam só por olhar estes dois aí da foto feita depois da travessia Nordeste-Sudeste. Foram embora há pouco tempo, mas com a certeza de que, depois de um longo tempo perdidos na vida, sofridos da alma, encharcados de anestésicos, conseguimos olhar direito para o mundo, com a luz que emergiu das trevas – e aí os enxergamos em toda dimensão. E este foi o maior presente ganho, porque isso aconteceu enquanto viviam entre nós. E agradecemos a tudo que nos deram. Do jeito deles, porque é assim mesmo. E se existe alguma coisa de boa nessa escrita, ou nas imagens do Ricardo Silva que aqui aparece, esses dois aí são os responsáveis. Sim, nos distanciamos, fomos revoltados, enfim, achamos que eles tinham a culpa do nosso sofrimento, e eles só olharam pra gente, sem entender, ouvindo a voz do coração, aquela que só pais de verdade conseguem ouvir em relação a filhos. Esperaram por nós. Sofreriam muito se nos perdessem – e isso quase aconteceu. E foram embora. Primeiro a Zefa, depois o Zé. Ficamos nós dois. Um aqui em Curitiba. Outro lá em Palmeira dos Índios, na casa da cidade, perto do sítio onde tudo começou há 83 anos, quando estes dois aí nasceram por nós.

Compartilhe

5 ideias sobre “83 anos

  1. Ana

    Que coisa linda! Pais são eternos. São luz que não cessa de brilhar. Assim como vcs perceberam, assim como a maioria dos filhos faz – retorna sempre pro calor do colo dos pais…e onde eles estiverem o calor, o acalento sempre sempre estará perto de nós. Acredito nisso, porque tenho fé no amor.

  2. jura

    Que legal meu amigo e isso ai eles vao mas as lembranças ficam. parabens por vc ser um camarada assim, porque hoje em dia ha filhos que nao se lembra dos pais mesmo quando estao vivos… parabens, vc tem a minha admiraçao…

  3. Edgar Yamagami

    Nossos ídolos são os mesmos e as aparências não enganam, não. Quanto brilho e pequenas sabedorias eles nos trazem! Nossos pais e/ou nossos ídolos estão na cara e nos sonhos e, por isso mesmo, são eternos. Somos um pequeno legado, um grão de trigo tentando semear-se num terreno minado. A gente sabe que não atravessa a ponte dessa vida assim incólume, impunemente. É duro. Mas vale a pena. Nossa, e como vale…

  4. Pé Vermelho

    Taí. Uma das virtudes do dono deste blog. O seu ‘amarramento’ às suas origens. Mesmo que o casal seja ‘da Silva’, para ele continua sendo mais importante que Bragança, Avis, Kennedy, Marinho, por aí. Lá de riba, jorros de bençãos para o filho agradecido. Bença prá mim também, dona Zefa e Zé Luiz!

  5. Gerson Guelmann zs

    Um casal que tenha passado por este nosso mundo e ao fim da jornada faça por merecer tal demonstração de carinho, sem dúvida terá cumprido sua missão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.