10:13Violência entre torcidas faz CNJ incentivar instalação de juizados especiais nos estádios

O Conselho Nacional de Justiça informa:                                                

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou um grupo de trabalho que vai ajudar a combater e prevenir a violência nos estádios de futebol de todo o Brasil. Instituído pela Portaria 580 publicada na última sexta-feira (10/07), no Diário Oficial da União, o grupo vai elaborar estudos e propor medidas normativas concretas que garantam maior segurança aos torcedores nos estádios durante partidas de futebol. Uma das medidas que será trabalhada pelo grupo é o incentivo à instalação de juizados especiais dentro dos estádios em dias de partida para solucionar eventuais conflitos que venham a surgir entre os torcedores. 

O grupo será coordenado pelo secretário geral do CNJ, Rubens Curado, e também contará com a participação de um juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça. Outros cinco representantes dos Tribunais de Justiça dos Estados integrarão a equipe de trabalho. Além dos membros permanentes, autoridades e especialistas na área também poderão auxiliar nos trabalhos da equipe. O grupo terá 15 dias para elaborar um cronograma de atividades e apresentá-lo ao presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes.

 

A iniciativa segue o Acordo de Cooperação Técnica assinado em março deste ano entre o CNJ e o Ministério do Esporte, o Ministério da Justiça, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Pelo acordo, o CNJ deve incentivar os Tribunais de Justiça dos Estados a adotarem medidas de combate à violência nas partidas de futebol, como a implantação de juizados especiais nos estádios para solucionar conflitos entre os torcedores. “O que se busca com isso é dar efetividade e imediata jurisdição, fazendo com que pessoas com comportamento desviado sejam recolocadas dentro de uma estrutura social pacífica”, destacou o juiz auxiliar da Corregedoria, Ricardo Chimenti.

 

A idéia é que esses juizados estimulem a resolução de conflitos entre torcedores por meio de conciliação, além da adoção de medidas alternativas, como prestação de serviços comunitários e orientação psicológica.  No entanto, segundo o juiz, também poderão ser aplicadas sanções mais rigorosas dependendo do delito cometido pelos torcedores. A criação do Grupo de Trabalho vai contribuir para garantir a segurança nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Segundo dados do Ministério do Esporte, de 2003 a 2009, foram registradas 37 mortes nos estádios durante os jogos de futebol.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Violência entre torcidas faz CNJ incentivar instalação de juizados especiais nos estádios

  1. Maringas

    Tudo errado.

    Dentro do estádio não existe violência. Nem um mísero copinho de plástico é atirado no campo ou em direção as outras pessoas. Brigas, quando acontecem, são pontuais.

    A violência no futebol é praticada por integrantes de TODAS as torcidas organizadas fora dos estádios; nas imediações, nos terminais de ônibus, etc… etc… etc…

    Seria mais proveitoso se o CNJ procurasse meios para responsabilizar os diretores das torcidas (todas tem CNPJ, logo devem ter um responsável que assine por elas) em todos os casos que envolvam “sócios” dessas gangues, em atos de violência ou depredações.

    E responsabilizem também os diretores dos clubes que facilitam a vida desses arruaceiros.

    Parece que estão querendo mostrar serviço onde não precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.