17:15Nova praga chega a Curitiba

por Leonardo Barbosa

O percevejo bronzeado (Thaumastocoris peregrinus), inseto nativo da Austrália, foi localizado em árvores de eucalipto na beira da Rodovia BR 277, já no perímetro urbano de Curitiba. O inseto tem se dispersado rapidamente e pode causar danos em plantios de eucalipto, com reflexos importantes em uma cadeia produtiva responsável pela matéria prima de diversas indústrias do País: papel e celulose, energia, serraria, entre outros. O percevejo bronzeado é um inseto sugador que, com sua alimentação, reduz a capacidade da árvore realizar fotossíntese. Dependendo da densidade populacional, pode desfolhar de forma parcial ou total a árvore, com a possibilidade de levá-la à morte. As folhas ficam com aspecto bronzeado e, progressivamente, o sintoma afeta toda a copa.
Segundo o pesquisador Leonardo Barbosa, da Embrapa Florestas, “estudos sobre esta espécie ainda são bem recentes no Brasil. Os primeiros casos de infestação datam de 2008 no Rio Grande do Sul e São Paulo”. Países como África do Sul, Zimbábue, Argentina e Uruguai também já registraram incidência da praga. Só no Estado de São Paulo, são mais de 40 municípios que já detectaram o percevejo bronzeado, inclusive locais com plantios de eucalipto com fins comerciais. Neste estado, pesquisas indicam que a dispersão do inseto está seguindo o caminho das estradas por onde são transportadas as toras de eucalipto, possibilitando a ampliação do número de locais infestados. No Brasil, as espécies mais atingidas são o Eucalyptus camaldulensis e os clones híbridos de Eucalyptus urograndis.

Um projeto de amplitude nacional, coordenado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – Ipef, com a participação da FCA/Unesp, Esalq/USP, Embrapa Florestas e Embrapa Meio Ambiente começa a estudar a dinâmica da praga e o desenvolvimento de estratégias para seu manejo integrado.

 Mais informações sobre a praga:
Laboratório de Entomologia da Embrapa Florestas
Pesquisador Leonardo Barbosa

 [email protected]

Compartilhe

Uma ideia sobre “Nova praga chega a Curitiba

  1. nelson

    as pragas já estão faz tempo em curitiba. alí no centro cívico tem duas pragas dessas que estão no segundo mandato. e se uma sai a outra já está posta. uma não é percevejo, mas atende pelo codinome de maria louca, a outra tem alcunhas tão esdrúxulas quanto, pelo próprio sobrenome que favorece, mas o que mais lhe é característico é mesmo a cara-de-pau em mentir sem ficar vermelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.