18:33Rafael Iatauro e as estrelas do cinema

Para corrigir e completar a nota sobre a presença de Karl Malden, Antony Perkins e Janeth Leigh em Curitiba, registre-se a informação enviada pelo secretário Chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro. Ele garante que não foi o Governo do Estado que promoveu a festa de gala – e sim o vespertino Tribuna do Paraná, então secretariado pelo jornalista João Feder e dirigido por Nicanor Ramos Filho. O evento tinha o nome de “Tribunascope”. “E sabe quem comandou este inesquecível espetáculo? Este locutor que vos fala”, revela Iatauro no fim da mensagem enviada pelo celular.

Compartilhe

6 ideias sobre “Rafael Iatauro e as estrelas do cinema

  1. TCEano

    Que coisa, como é que essas pessoas têm tanta cara de pau. Sr. Iatauro, dizer que o evento não foi patrocinado pelo Governador é como dizer que uma sra. ex-chamada de bove cruz não possui dois cargos, um no TCE e outro na Sanepar, diga-se de passagem, de forma irregular. Mentir tudo bem, mas nos chamar de apedeutas não.

  2. walter

    Faltou dizer que a atriz brasileira Vanja Orico participou do mesmo Tribunascope que reuniu os três norte-americanos.

  3. walter

    Zé, sobre o tema eis um texto do saudoso Aramis Millarch publicado em 1987:

    Uma ironia: menos de 7 meses após a inauguração do Vitória, seria justamente Janet Leight, ex-esposa de Curtis – astro de “Taras Bulba” – a grande presença numa outra pré-estréia no Vitória, por ocasião da penúltima das festas do “Tribunascope”, promoção que Júlio Netto realizou durante alguns anos em Curitiba, sempre com presença de artistas nacionais e internacionais. Transferida do antigo Cine Ópera para o Vitória – o Tribunascope de 1964, aconteceu na noite de 13 de abril, e enquanto o (já falecido) delegado Miguel Zacarias, titular da DOPS, na época fazia prisões de subversivos e outros acusados pela “Revolução” de 1º de abril, os cinéfilos da cidade deslumbravam-se com uma noite digna dos melhores tempos do Chinese Theater, na dourada Hollywood dos anos 40/50. Tanto é que uma base em concreto foi preparada para que os astros internacionais da noite – Janet Leight, Karl Malden e Tony Perkins, vindos do festival internacional de cinema de Mar del Plata, na Argentina (então, um evento de prestígio internacional), mudassem seu retorno de volta a Los Angeles e parassem em Curitiba para prestigiar a festa “Tribunascope”. Isto graças à amizade de Harry Stone com o jornalista João Feder (hoje conselheiro do Tribunal de Contas), na época diretor-secretário da Tribuna do Paraná, e que movimentava a cidade com grandes promoções. Stone já era o representante no Brasil da Motion Pictures, cargo em que permanece firme como a rocha do seu nome há mais de 30 anos, defendendo os interesses do cinema americano.

    Alguns artistas brasileiros também vieram para aquela noite do Tribunascope – como Jece Valadão e, as hoje sexagenárias e esquecidas, Vanja Orico (atriz de “O Cangaceiro”, em 1954) e Irma Alvarez.

  4. ronaldo volpato

    e não se esqueçam que o EGC já no andar de cima Ernani Gomes Correia foi um dos organizadores do evento.

  5. NAGIB

    Ontem, na “Boca Maldita”, Jamur Jr. comentava essa notícia do blog. E lembrou muito bem do EGC – Ernani Gomes Correia – colunista de cinema e teatro da Tribuna do Paraná.
    Jamur, prometeu aos amigos que vai mandar para o Zé Zeto publicar um histórico mostrando quem foi João Feder e Rafael Iatauro nos eventos da época.
    Só aguardar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.