8:01Universidade Federal vai formar árbitros de futebol

A quem interessar, a Universidade Federal do Paraná informa:

UFPR coordena curso oficial de formação de árbitros de futebol  
 
O Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná firmou um convênio com a Federação Paranaense de Futebol (FPF) para coordenar um curso oficial de formação de árbitros. As inscrições para o curso estão abertas até o próximo dia 9 de julho. Podem se inscrever jovens de 17 a 26 anos, com pelo menos o Ensino Médio completo. A taxa de inscrição custa R$ 260. Para participar do curso, o aluno não pode estar sub judice ou respondendo a processo de qualquer natureza, o que deverá ser comprovado no ato da matrícula.
 
“O curso terá a participação de professores da universidade e de árbitros do quadro da Fifa”, informa Sérgio Luiz Carlos dos Santos, chefe do Departamento de Educação Física da UFPR. “Trata-se de uma importante opção de qualificação para o mercado de trabalho, com a chancela da universidade.”
 
O objetivo é capacitar uma nova geração de apitadores do Estado, conforme as recomendações e exigências da Fifa e da CBF. “O Paraná está com um número deficitário de árbitros hoje, e o campo de trabalho é grande, são muitas ligas e campeonatos, desde a categoria mirim até a profissional”, observa Santos.
 
Inédito no âmbito da UFPR, o curso, que se enquadra na categoria de extensão, foi aprovado em plenária do Departamento de Educação Física.
 
Será ministrado no próprio departamento e nos campos do CED (Centro de Educação Física e Desportos) da universidade. Além das aulas práticas, terá disciplinas teóricas, como psicologia e ética.
 
“Recebemos esta semana um e-mail da CBF para que façamos também a reciclagem dos atuais árbitros de todo o país”, revela o chefe do Departamento de Educação Física da UFPR.
 
A ficha de inscrição está disponível no endereço www.federacaopr.com.br. Ela deve ser preenchida e encaminhada por fax à FPF, junto com o comprovante de depósito bancário identificado.
 
Após a inscrição, os pretendentes ao curso precisam ser aprovados em exames físico, médico e oftalmológico, além de realizar um teste de esforço. Os candidatos se submeterão ainda a provas de conhecimentos gerais e noções básicas do futebol, antes de ter suas matrículas confirmadas.
 
As aulas começam em agosto e devem terminar em dezembro. Os encontros estão programados para os sábados, em período integral. Além da taxa de inscrição o aluno deverá pagar outras seis mensalidades de R$ 260.
 
Informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones (41) 3071.3263 ou 3360.4327.

Compartilhe

3 ideias sobre “Universidade Federal vai formar árbitros de futebol

  1. Don Quixote

    Vai ser mais uma classe que vai exigir que apitar qualquer pelada por aí, em qualquer várzea, TEM QUE SER JUIZ DE NÍVEL UNIVESITÁRIO, se não vem multa milionária.
    Vão criar reserva de mercado de serviço de árbrito.

    Até hoje nosso país não conseguiu se livrar da maldita orígem de proteção corpporativa dos trabalhadores, com base na CARTA DEL LAVORO, inventada pelo DITADOR MUSSOLINI da Itália, de extrema direita.

    Este sistema cria nichos de RESERVA DE MERCADO OU MERCADO EXCLUSIVO PARA QUALQUER PROFISSÃO.
    Isto tem atrasado o País.

  2. Juiz diplomado

    Zé, avisa pro pessoal aí que daqui a alguns anos o STF vai derrubar o curso e a exigência do diploma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.