10:55Números de Ponta Grossa

Passou batido na capital da Província esta pesquisa publicada domingo no Jornal da Manhã, de Ponta Grossa:

O Instituto Exatta ouviu a opinião dos entrevistados em relação à intenção de voto para governador do Estado. Foram dois os cenários apresentados aos eleitores. Um com a presença do prefeito de Curitiba, Beto Richa, e outro com a presença de outro tucano, o senador Alvaro Dias.
No primeiro caso, Richa é lembrado por 47% das 500 pessoas que fizeram parte da amostra da pesquisa. Em segundo lugar aparece o senador Osmar Dias (PDT), com 34,4%. Em seguida está o atual vice-governador, Orlando Pessuti (PMDB), com 3,4% seguido do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), que soma 2%. Os votos brancos e nulos chegaram a 7,2%. Não opinaram 6%.
A primeira pesquisa que demonstra a intenção de voto dos ponta-grossenses foi realizada pelo Instituto Exatta Pesquisas, de Cascavel, sob a encomenda das Lojas Mercadomóveis e Grupo Fogaça de Almeida. A pesquisa ouviu 500 pessoas entre os dias 8 e 10 de junho.

Na simulação que muda o nome do PSDB, de Beto Richa por Alvaro Dias, o partido perde a primeira colocação para o PDT de Osmar Dias, que recebe 45,6% das intenções de voto dos ponta-grossenses. Alvaro Dias fica em segundo lugar com 24,2%. Orlando Pessuti sobe para 8,8% nessa simulação.  O ministro Paulo Bernardo também tem registrada uma ligeira ascensão, com 3,2%. Brancos e nulos chegaram a 9,6%. Não opinaram 8,6%.
Na simulação de um segundo turno entre Beto Richa e Osmar Dias, o prefeito de Curitiba leva vantagem em cima do senador. São 50,4% para Beto contra 37% de Osmar. Não opinaram 6,6% e brancos e nulos foram mais 6%. A se considerar a realidade de Ponta Grossa neste momento, portanto, o cenário é favorável a Beto Richa.
A pesquisa ouviu ainda os entrevistados sobre o voto para presidente da República em 2010. Na simulação estimulada com o nome do governador de São Paulo, José Serra, o tucano aparece em primeiro lugar, com 52,8%. Na segunda colocação está Ciro Gomes, com 17,6%.
A candidata do governo, a ministra Dilma Rousseff, fica em terceiro lugar com 11,8% das intenções de voto. Um pouco mais abaixo está a ex-senadora Heloísa Helena, com 7,6%. Brancos e nulos somaram 5,8% e não opinaram 4,4%.
No cenário de segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff o tucano fica bem a frente, com 67,4%, contra 19,2% de Dilma. Brancos e nulos ficam em 7,6%, e não opinaram 5,8%.
Na outra simulação para presidente, com o nome do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, no lugar de José Serra, Ciro Gomes passa para a primeira posição, com 37,2%. Dilma Rousseff fica em segundo, com 15,6%, seguido de perto por Aécio Neves, com 15,2%. Heloísa Helena soma 11,8%. Brancos e nulos ficam na casa de 13,2% e não opinaram 7%.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Números de Ponta Grossa

  1. NAGIB

    Informação extra oficial (pesquisa sendo encaminhada ao TRE) vinda de Londrina, adianta in-off que Beto Richa mantém o mesmo percentual de Ponta Grossa: em torno de 13 pontos à frente do Osmar. Aguardar.

    E, a turma do 13, que nao tem pré-candidato ao governo do Estado ainda definido, aparecendo Gleici, seu maridão ministro e o Deputado André Vargas, são os menos votados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.