17:03Porque os blogs assustam

por José Dirceu*

Uma campanha contra o blog Fatos e Dados, assunto dos mais explorados essa semana, mostrou que a pretensão da grande mídia não tem limites. Ela é capaz de tudo para manter o monopólio da informação que detém de fato, e das verbas de publicidade do governo federal das quais recebeu a maior fatia durante décadas.

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) elaborou uma nota de repúdio a iniciativa da PETROBRAS de divulgar no seu blog todas as informações pedidas pelos jornalistas e jornais a respeito da empresa. Nada surpreendente! Querem preservar o método do jornalismo de escândalo, que consiste em publicar uma reportagem como denúncia e a partir dela iniciar um processo de investigação seja por CPIs, seja pelo Ministério Público.

Com seu blog, ao antecipar as informações, a PETROBRAS tira da mídia uma arma que tem sido usada quando interessa a esta e a seus aliados e apenas contra o governo Lula e o PT. Nunca contra a oposição.

Basta ver como as acusações contra os tucanos, governador-presidenciável José Serra, governadora gaúcha Yeda Crusius, e contra o PSDB, em geral – e o de São Paulo, em particular – só aparecem escondidas em pequenos títulos e textos e desaparecem rapidamente da imprensa.

Explica-se, aí, o medo que a grande imprensa tem dos blogs e da internet que dão a todos os cidadãos e cidadãs, e às empresas, a oportunidade democrática de prestar informações, e divulgarem a sua versão dos fatos com dados e elementos para a cidadania julgar. A tentativa da grande mídia e da ANJ de censurar a PETROBRAS é um ato de violência e uma ilegalidade flagrantes. A Associação derrama lágrimas de crocodilo ao acusar a Petrobrás de intimidar jornais e jornalistas com seu blog. A questão é outra: com este os veículos perdem um instrumento de luta política.

O pavor da grande imprensa e de seus aliados da oposição é outro: é o da concorrência dos blogs e da internet, da democratização da mídia. Blogs que qualquer empresa ou cidadão podem ter colocam em xeque o monopólio da informação. Não vamos nos iludir: o que está em jogo é esse monopólio e a força que ele dá aos proprietários de órgãos de comunicação e a alguns jornalistas para tentar controlar o poder político e as verbas publicitárias das empresas e dos governos.

É uma disputa pelo poder na sociedade. Essa ofensiva da grande imprensa contra os blogs e a internet não é de agora. Iniciou-se há tempos. Só intensificou-se nas duas últimas semanas com a criação do blog da Petrobrás. Seu surgimento desencadeou a publicação de editoriais e artigos irados sobre o assunto, com os quais pretenderam denunciar, também, um pretenso “Bolsa Mídia” que teria sido criado na gestão Lula. E que nada mais é do que a descentralização e regionalização das informações e das verbas publicitárias pelo atual governo.

O “Bolsa Mídia” não passa da simples quebra da concentração de informações e das verbas da publicidade oficial apenas para os grandes veículos de comunicação. Nesse governo, notícias e verbas passaram a ser fornecidas à mídia de todo o país, o que desagradou aos jornalões e redes de TV. Estão aí as razões do choro e ranger de dentes. A partir dessa história do “Bolsa Mídia” passaram a atacar o blog da Petrobrás e os outros independentes como se fossem sucursais do Planalto.

O próximo passo da ANJ e da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e TV (ABERT), não tenham dúvidas será tentar controlar e censurar a internet. Nesse caminho, já têm o instrumento à mão, o substitutivo do deputado Bispo Gê Tenuta (DEM-SP) ao PL/29, em tramitação nas comissões da Câmara. A proposta trata da regulamentação da TV paga e exclui da normatização os conteúdos audiovisuais distribuídos por meio da rede mundial de computadores, mas impõe uma série de restrições à internet. Com elas pretendem impedir a democratização da informação proporcionada pela convergência das mídias.

Aliás, é o que já vêm fazendo, a pretexto de defender a cultura nacional e o controle da mídia por brasileiros natos. O que não fizeram antes, nunca. Lembrem-se, não defenderam esse controle para nenhum setor de nossa economia. A começar pela Petrobras que todos pretendiam privatizada – PSDB, DEM, era FHC, e mídia à frente.

 

*José Dirceu é ex-ministro-chefe da Casa Civil

Compartilhe

11 ideias sobre “Porque os blogs assustam

  1. Pé Vermelho

    José Dirceu de há muito deixou de merecer a credibilidade de quem quer que seja. Mais um esquerdista que decepcionou tão logo se achegou ao poder.

  2. SFU

    Penso que o teu esforço em dar espaço ao escrito desse indiciado tem um quê de gozação. Se for isso, apenas lamento pela diminuição da da respeitabilidade da tua coluna. Tudo bem que à imprensa, portanto a tua coluna inserida nesse contexto, deve ser democrática, possibilitando que todos manifestem todas as suas opiniões. Agora, esse caso é especial, tanto pelo que contorna a vida desse cidadão, quanto pela opinião emitida por ele, no bojo de uma querela nacional que ofende a imprensa e o bom jornalismo. Vejo com tristeza essa tua atitude.

  3. josé

    Zé Beto, este texto está na seção errada…deveria estar na seção de humor…é piada pura, do começo ao fim…

    Para saber a verdade é fácil: basta tirar do texto os termos: “teria sido” e “se fosse”…

    Aliás, porque ele não escreve sobre a “liberdade” dos blogd cubanos, ou das imprensa venezuelana?

    Porque ele é antes de tudo uma farsa!!! E tem uns imbecis que o idolatram!!!

  4. jeremias bueno

    Ninguém tem argumentos para se contrapor aos de Zé Dirceu?

    Só desqualificá-lo, não basta. Isso é argumento de quem não tem argumento.

    O que vocês acham de a Petrobrás ter um blog? Pode? Não pode? Isso ofende a liberdade de imprensa ou de informação?

    Argumentem, discutam. Mas parem com essa bovina atitude de julgar alguns por “ouvir dizer que”. Isso é atitude de manada!

  5. Mauricio NC

    Pura alucinação. “Acuse-os do que você faz. Xingue-os do que você é”, já dizia Lênin.

  6. Edmond Dantes

    Perfeito, jeremias bueno! Não tenho o menor (nem maior) apreço pelo Sr. José Dirceu, mas, suas colocações parecem-me bastante coerentes.

  7. Jeferson

    O blog é da direção da Petrobras e não da Petrobras. Conseguem perceber o abismo que separa se o blog fosse da Petrobras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.