8:20De ônibus

Pode ser tudo. Pode ser nada. Mas quem assistiu há pouco o telejornal “Bom Dia Brasil”, tendo à frente a Gazeta do Povo, ficou perdido entre a extensa reportagem que chamava o povo para conhecer Curitiba de ônibus (aquele, da Linha Turismo), e o berro da manchete do jornal que informa: “Transporte coletivo perde 600 mil passageiros por mês”.

Compartilhe

4 ideias sobre “De ônibus

  1. cezar

    Há alguns anos, eu fiz um cálculo e verifiquei que para vir ao trabalho de carro, necessitaria dividir os custos com 3 pessoas, ou seja: o transporte de ônibus era equivalente à 25% do custo com o transporte em veículo próprio.

    Atualmente o custo para chegar ao serviço de carro é exatamente o mesmo que o custo do ônibus.

    Aí está o motivo das pessoas estarem abandonando o ônibus. O custo da passagem subiu muito.

    É a lei de mercado, que os empresários brasileiros, acostumados a se agarrar nos uberes do governo, só declamam quando querem explicar lucros abusivos.

    Quando a lei de mercado demonstra que são ineficientes, ao invés de se adequarem, vão com o chapéu pedir dinheiro público ou pedir para que o governo crie embaraços às outras formas de transporte.

    Começou pelo ESTAR, depois com o medidas que tentam evitar que o trabalhador aumente sua minguada renda vendendo seus vales-transporte, passando pela absurdo atraso na construção de pistas para as bicicletas, entre outras medidas que ao final das contas, somente mantém o custo do transporte coletivo nas alturas.

    E não venham falar em planilhas de custos, pois à alguns anos atrás o custo da passagem era 25% do valor atual (custo real – já considerando a atualização monetária). Quem quiser pode confirmar esta informação fazendo pesquisa junto à jornais daquela época.

  2. NAGIB

    Tudo muito relativo…
    Como usuário do SUS (afinal, faz uns 40 anos que contribuo com o governo federal, e agora, busco retorno) fiz várias “viagens” do centro ao Terminal do Carmo, onde está o Instituto de Olhos. Pensei, pensei na distância e substituí o carro pelo ligeirinho que sai da praça Carlos Gomes.
    Que economia!!! Ótimo ônibus, confortável, rodando na canaleta, foi um passeio sem riscos.

    Recentemente estive em Florianópolis, andei de ônibus que custa R$ 2,70 oferecendo péssimo serviço.
    Bem, esse é assunto para próximos comentários….

  3. NAGIB

    J. Carabina:
    Vc não entende o que lê? me referi à linha centro-Terminal do Carmo…entendeu? quanta ignorância…
    Não trabalho no Centro Cívico, não….fique tranqüilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.