12:57Certificado internacional e fechamento nacional

Do Goela de Ouro:

Uma das empresas que fechadas na operação da Semana do Meio Ambiente tem certificado internacional de operação, com fiscalização do exterior a cada 30 dias. Essa fábrica trabalha com madeira reflorestada de pinus. Fica em Palmas, onde outras indústrias foram fechadas.

Compartilhe

5 ideias sobre “Certificado internacional e fechamento nacional

  1. Lucio Passos

    É deste jeito que o governador Roberto Requião zela pelo sul do estado. Fechando industrias que reflorestam para preservar a mata nativa, prendendo empregadores, e ajudando a empobrecer a região, que no seu governo não recebeu um figo podre. Em todo o seu “reinado” pode se contar nos dedos, e de uma mão só, as vezes que o governador “implacável” esteve na região de União da Vitória. Perdeu na primeira eleição e na reeleição. Agora, mostrando seu descontentamento político e vontade de “governar para todos”, encomendou essa ação anunciada na “Tv Escola” dele. Talvez seja melhor voltarmos ao tempo da guerra do Contestado e reivindicar União da Vitória para SC. Nas mãos de Luiz Henrique talvez recebessemos a anteção que realmente merecemos para sair do corredor da pobreza.

  2. ernesto s

    Lucio Passos

    Na mão do requião é ruim, mas na mão do quase cassado luiz henrique seria pior. Veja a legislação de lá que foi alterada para que as matas ciliares passassem a ter APENAS 5 metros. Eu acho que deve-se sim radicalizar nesta questão de prisões por desmatament o senão daqui alguns anos nossos filhos e netos só conhecerão araucárais por fotos e livros. Há que se fazer uma preservação absoluta do que restou e ainda fazer um reflorestamento massivo para que o meio ambiente (nossa casa por sinal) não seja degradado pela ganância e ignorãncia de certos empresários inescrupulosos.

  3. ernesto s

    A propósito na época da guerra do contestado foi motivada em grande parte pela revolta dos camponeses diante da exploração de madeireiros norte-americanos.

    “O Contestado foi uma das mais cruéis guerras acontecidas no Brasil, envolvendo um caldeirão de motivações: religião, política, grilagem, desemprego, banditismo, miséria, enfim, como em Canudos, o povo pobre que queria viver. Em cinco anos de guerra, 9 mil casas foram queimadas e 20 mil pessoas mortas.

    A Guerra do Contestado foi a repetição da Guerra dos Canudos: uma guerra sem razão. Por que atacar aqueles pobres camponeses? As duas guerras se explicam pela existência de dois Brasis, distintos e incomunicáveis: o Brasil das elites urbanas e o dos miseráveis esquecidos. O século 20 terminou e os dois Brasis continuam a não se olhar e entender. João Maria continua vivo na alma dos pobres que o invocam e dele recebem muitas graças. São sagrados os lugares por onde passou.”

    http://www.alca-bloco.com.br/ocontestado/parte_V.htm

  4. Lucio Passos

    Ernesto S

    Talvez devessemos começar a reflorestar na região norte que sempre recebeu e recebe até hoje atenção por parte do Governo. Onde se acabou a mata, as araucárias, o pinhão. O sul tem de pagar o preço da ganância do Norte. O Estado de Santa Catarina, elaborou um código florestal de acordo com a realidade de economica dos municípios. O governador absolvido Luis Henrique me parece ter muito mais bom senso do que o “implacável” Requião. Meu caro Ernesto, não sou contra a fiscalização, acho inclusive que quem deve tem que pagar. Sou contra a truculência, a ignorância, a birra política que tantes vezes impede o desenvolvimento de nosso país. Se o governo quer preservar a Araucária, que crie programas e que sejam programas inteligentes, sem escopetas, e aparatos policiais cinematográficos, porque somos nós que estamos pagando por isso. O pequeno produtor impede o crescimento da araucária poque sabe que ela se tornou um problema. E o que o governo fez em relação a isso? Acho sua opinião bastante radical, fechada e anti-democrática. Prender e matar todo mundo não me parece ser a melhor solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.