17:50Requião autoriza construção de 75 bibliotecas

A Agência Estadual de Notícias informa:

O governador Roberto Requião autorizou, nesta segunda-feira (01), a construção de mais 75 bibliotecas cidadãs. A secretaria da cultura vai enviar comunicados aos prefeitos dos municípios que deverão receber as novas unidades, para iniciar o processo de adaptação das obras aos terrenos e a licitação. “Na nossa programação já estavam previstas 60 bibliotecas, além das 15 recém-autorizadas. Os municípios já estão escolhidos, mas vamos conversar com os prefeitos antes de divulgar a lista final”, explicou a secretária de cultura Vera Mussi.

Para a escolha dos municípios o governo utilizou como critério cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e que tenham, como contrapartida, cedido terreno compatível à obra. A previsão da secretária Vera Mussi é que, no início do ano que vem, as novas bibliotecas devam estar em funcionamento.

Em valores corrigidos, cada nova biblioteca custará cerca de R$ 300 mil, preço que inclui o acervo de cerca de 2 mil livros, computadores com acesso à internet, aparelhos de televisão, vídeo, DVD e treinamento de pessoal.

O governo também mudará a forma de contratação das empresas que constroem as bibliotecas. Em vez de licitação individual, será adotada a modalidade de registro de preços, a exemplo do que foi feito para a construção das 535 quadras cobertas nos colégios estaduais.

INSTALADAS – Já estão em funcionamento 68 bibliotecas cidadãs no estado, 15 estão prontas para a inauguração e mais 64 estão em diferentes etapas de construção. Com as novas, a previsão é que até o fim do próximo 222 bibliotecas estejam instaladas no Paraná.

Com 184 metros quadrados, o projeto é feito em módulos de fácil adaptação em diferentes tipos de terrenos e que permitem futuras ampliações. O espaço inclui salão comunitário, espaço cívico e de recreação. Artistas locais podem pintar o painel da entrada da biblioteca e a área prevê o plantio árvores nativas.

Compartilhe

2 ideias sobre “Requião autoriza construção de 75 bibliotecas

  1. Rock

    Quando a noticia é boa relacionada ao Governo os comentários desaparecem porque sera. que so é comentada as ruins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.