7:38Pés de chumbo

A bola e a muvuca levantadas pela repórter Rosiane de Freitas, da Folha de Londrina, com a revelação do balaio de deputados estaduais que estão com a carteira suspensa, a maioria por excesso de velocidade, fez a Gazeta do Povo se mexer e ir à Câmara Municipal, onde o repórter Karlos Kolbach descobriu nove, dos 38 legisladores, em situação idêntica. Roberto Aciolli (PV), que acumula 25 pontos, com sete multas, distribuiu nota ontem afirmando que entregou a habilitação há uma mês e vai fazer curso de reciclagem neste final de semana.  Leia a reportagem:

Nove dos 38 vereadores de Curitiba receberam a notificação do Detran do Paraná de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ou seja: cometeram uma infração gravíssima no trânsito ou acumularam 20 pontos na carteira em um ano. O vereador Denilson Pires (DEM) é o parlamentar da Câmara Municipal que tem mais multas e pontos. Ele, aliás, é o único que está em situação irregular perante o Detran e, portanto, não deveria estar dirigindo. Mas ontem o vereador foi flagrado dirigindo o carro e ainda falando ao celular.

Pires cometeu 10 infrações de trânsito – sendo seis por excesso de velocidade – de 7 de maio de 2005 até ontem. Na habilitação do vereador constam 49 pontos – o máximo permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito são 20. Roberto Aciolli (PV) aparece em segundo lugar em número de multas (sete) e acumula 25 pontos. Aciolli, que preside a Comissão de Segurança da Câmara dos Vereadores, estava com a habilitação suspensa.

Levantamento feito pela Gazeta do Povo e pela RPCTV revela que, além de Pires, os vereadores Algaci Túlio (PMDB), Celso Torquato (PSDB), Julião Sobota (PSC), Julieta Reis (DEM), Zé Maria (PPS) e os tucanos Jair Cézar, Mara Lima e Omar Saggab Filho também tiveram a carteira suspensa. No entanto, como apresentaram recurso das infrações, permanecem com o direito de dirigir. A maioria das multas é por excesso de velocidade. Os “campeões” nesse tipo de infração são os vereadores Jair Cézar, Julieta Reis e Denilson Pires. O levantamento mostrou ainda que Mara Lima é a parlamentar da Câmara Municipal que mais é multada por falar ao celular enquanto dirige e que as vereadoras Dona Lurdes e Renata Bueno não têm carteira de motorista.

Outros seis parlamentares da Câmara de Curitiba receberam multas de trânsito, mas estão com a habilitação em situação normal. Vinte e um vereadores, entre eles o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), não têm nenhum ponto na carteira.

Pelas novas medidas anunciadas na quarta-feira pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, quem não entregar a carteira de habilitação no prazo de 48 horas após receber a notificação de suspensão do Detran, poderá ser “caçado” pela Polícia Militar. O secretário Luiz Fernando Delazari garantiu que a medida vale para todos, inclusive políticos e autoridades.

Todos os vereadores têm direito a alugar um carro pela Câmara. Segundo Derosso, quando é feito o contrato de locação de carros para os gabinetes, o parlamentar deve levar até à locadora de veículos a cópia da carteira de motorista de quem será o condutor do veículo. Além disso, também deve ser entregue um comprovante de endereço para o envio das multas que o carro recebeu.

Explicações

Denilson Pires informou que está recorrendo das multas, mas afirmou que não tinha conhecimento delas. Disse também que nenhum dos pontos que recebeu em sua carteira foram devidos a infrações que ele próprio cometeu. Segundo o vereador, parte das multas referem-se a infrações cometidas por sua filha e seu genro e que outras são de um carro financiado no nome dele, mas que foi vendido.

Segundo a assessoria de imprensa do vereador, ele está sem dirigir há um mês e anda de carro somente como carona. Ele fará reciclagem para motoristas infratores neste fim de semana, informou a assessoria.

Assembleia

O desrespeito pelas leis de trânsito é ainda maior na Assembleia Legislativa. Dos 54 deputados, pelo menos 20 receberam a notificação de suspensão do Detran. O deputado Fernando Ribas Carli Filho (PSB), que se envolveu em um acidente de trânsito em 7 de maio, que provocou a morte de dois jovens, é o campeão de multas entre os deputados. Ele soma 130 pontos na carteira de habilitação.

Compartilhe

5 ideias sobre “Pés de chumbo

  1. Malú Prado

    Tomara que isto tudo não acabe em pizza e que realmente se faça justiça.

  2. caio

    E não vão prender o vereador que cometeu o ilícito? ou o Dellazari estava falando apenas do Povão, quando disse que iria prender os infratores

  3. Bia Moraes

    A reportagem da Rosiane é perfeita não somente pelo conteúdo, também pelo timing, ineditismo, sacação da pauta. Mostrou principalmente que os caras que vão avaliar o caso Carli também tem rabo preso. Agora, de lá pra cá, isso tá beirando o clima de caça as bruxas. Cuidado gente. Se aplicar o mesmo raciocínio, que tal checar a CNH de todos os jornalistas paranaenses? Dos donos de jornais e veículos de comunicação, suas esposas e filhos? Que tal começar a investigar as carteiras de vacinação dos filhos de todo mundo? O pagamento de IPTU? Quem dá tapa na bunda do filho? Assim começa o denuncismo vazio. Devagar com o andor. A gente deve ficar de olho no comportamento ético das pessoas que cuidam da coisa pública, como esse povo usa nosso dinheiro, exigir transparência de contas públicas, isso sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.