11:24Ministro Paulo Bernardo será “Cidadão Honorário de Curitiba”

O PT de Curitiba informa:

Nesta segunda, 1º de junho, o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo recebe título de cidadão honorário na Câmara Municipal de Curitiba. O autor da indicação é o Vereador Pedro Paulo (PT) que destaca a importância da atuação política de Paulo Bernardo no estado do Paraná, e  de atualmente ao lado do Presidente Lula, se destacar como uma das lideranças mais influentes no desenvolvimento do país. “Paulo Bernardo desde sua militância como bancário e agora como Ministro nunca deixou de lado a importância da luta política e principalmente de um projeto a longo prazo em prol dos trabalhadores.”

 

Paulo Bernardo começou sua militância política no movimento estudantil ainda durante a ditadura militar. Cursava o último ano de geologia na Universidade de Brasília (UnB) quando foi expulso com base em decreto instituído pelo governo militar. Em 1982, já concursado como bancário de São Paulo foi transferido para o Paraná. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1985, foi delegado sindical e diretor da Federação dos Bancários do Paraná. 

Eleito Deputado Federal pelo PT do Paraná para a primeira legislatura de 1991 até 1995. Participou da elaboração do Mapa da Fome no Brasil na Comissão de orçamento do Congresso Nacional, onde desempenhou atividades por uma maior fiscalização orçamentária e das finanças públicas e combate à corrupção. 

Reeleito em 1994, continuou sua atuação em defesa da moralidade e trato da coisa pública. Deixou o cargo para assumir a Secretaria de Fazenda em Londrina que estava com contas atrasadas e um déficit de R$ 3 milhões mensais. Nos 15 meses como Secretário, zerou o déficit e deixou um superávit de R$ 5 milhões.

Foi Secretário de Fazenda do Estado do Mato Grosso do Sul, de janeiro de 1999 a dezembro de 2000.
Em 2002, Paulo Bernardo concorreu novamente a deputado federal e foi eleito com 72.831 votos dos paranaenses.

 

No Congresso Nacional atuou como membro titular ou suplente da várias Comissões Especiais e Permanentes. Foi Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização.
Foi vice-líder do PT nos períodos de 1995-1998 e 2003-2004.

Compartilhe

4 ideias sobre “Ministro Paulo Bernardo será “Cidadão Honorário de Curitiba”

  1. Pé Vermelho

    O Rock, o Zóio e o Miltinho também vão querer, só que o currículo deles começa assim: Criança ainda, faziamos troca-troca, davamos primeiro e saiamos correndo gritando, enganamos eles, enganamos eles…

  2. Rosângela

    Parabéns ao vereador Pedro Paulo pela indicação. Este homem, o ministro Paulo Bernardo tem sido uma figura importante para o País e para a nossa cidade. Não é à toa que Curitiba tem recebido investimentos federais como nunca recebeu. Tem a ver com os compromissos do ministro com os que mais precisam, por que os investimentos estão sendo feitos em várias áreas, notadamente, na área habitacional. O prefeito Beto Richa inclusive faz o que pode para esconder que os recursos federais viabilizam mudanças importantes na cidade (É só ver as placas rasuradas no bairro novo nos apartamentos novos entregues pela Caixa Econômica).
    Parabéns ministro Paulo Bernardo. O senhor mostra que pensa e age como verdadeiro homem público, a exemplo do presidente Lula.
    Ao vereador Pedro Paulo os meus sinceros cumprimentos.

  3. jose

    rosangela, vc está dizendo que paulo bernardo faz uma obrigação para com Curitiba e por isso merece ser “homenageado”?

    Me poupa: o governo federal tem a OBRIGAÇÃO de liberar dinheiro para investimentos e não é favor nenhum, aliás obrigação esta que também é do Prefeito e deveria ser do Governador…

    Como diria seu ídolo: menas cumpanhera…menas…

    Ele é um bom técnico, é verdade, mas só atendeu Curitiba por interesse próprio: duvido que se a mulher dele não fosse candidata, houvesse liberação de verba para Curitiba.

    E tem mais o dinheiro da Caixa não é dele, nem do sr lula: é meu, é seu, é nosso, mas não pertence a seu partido ou a qualquer outro partido e portanto trata-se apenas de gentileza com chapéu alheio.

    E este vereador…é fraquíssimo, nem pra oposição serve…

    E antes que vc ache qualquer coisa: sou contra o PT sim, e também contra o PSB, o PPS, DEM, PSDB, PV e todas as outras siglas.

    O motivo é simples: não acredito em políticos!!!!!!

  4. Pé Vermelho

    Isso mesmo, Zé. Tem nada não de homenagear fiduégua nenhum. Fico puto da cara quando vejo governador, prefeito ou presidente falar que deu isso, deu aquilo. Deu porra nenhuma. Simplesmente administrou o encaminhamento do benefício que é resultado da nossa pagação de impostos. E como pagamos. Eu admiro é o meu carteiro, o meu lixeiro, o pessoal do Siate, o bom policial, o bom professor, por ai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.