7:11A Revista do Detran informa

Depois que o Governo do Estado  resolveu prender quem não devolveu a carteira de habilitação suspensa, nosso “Homem Invisível” se interessou pelo assunto e foi pesquisar. Descobriu nos arquivos da “Revista do Trânsito”  (http://www.detran.pr.gov.br), do Detran do Paraná, edição de 2007, as seguintes informações, que colaboram para o debate dos últimos acontecimentos neste setor da Província:

– O número de condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso em 2006 foi de 26.286, que corresponde a 0,76% do total de condutores cadastrados. Esse número  foi  inferior  ao  de  2005,  quando  tivemos 29.816 condutores  suspensos. Ao  contrário  do  ano  de 2005, as infrações que geraram suspensão  direta  tiveram  uma  maior quantidade que as que  somam 20 pontos, havendo uma  redução de 11,84% no  total  de  suspensões. As  do  tipo “DIRETA”  foram  responsáveis  por 53,35% das  suspensões. 
 
– O Detran/PR  investe em educação de  trânsito com blitze nas escolas e nas ruas. “Desta maneira atingimos todas as faixas etárias dos componentes  do  trânsito”,  afirma Pancotti (coronel David Pancotti, diretor do Detran).
 
– Ainda  sobre as  falhas na aplicação do CTB,  a  resolução 182 do Contran deixa a desejar em sua prática. Alguns  estados  não  conseguem cumprir corretamente as penalidades da suspensão do direito de dirigir. Os crimes de  trânsito  também não  são julgados no Tribunal do  Júri como deveriam. Em boa parte dos estados, as
penalidades para o ato de dirigir embriagado e outros crimes dolosos ficam por conta da Varas de Delitos de Trânsito. Nestes casos, o condutor  recebe apenas penalidades educativas, como  trabalhos sociais, e dificilmente sente o valor da vida que, por negligência, ele  tirou. Diante  deste  balanço  do CTB, percebe-se que não é por falta de leis que o trânsito virou uma guerra, mas sim pela deficiência em seu cumprimento.  “O  trânsito  já  é  uma guerra, onde os comportamentos mais visíveis são: a competição, o desrespeito,  a  opressão,  a  violência”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.