6:43Beber pesado na adolescência pode levar ao vício na idade adulta

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool  (CISA) informa: 

 
Pesquisa divulgada pelo CISA aponta que metade dos homens que faziam uso pesado de álcool na juventude permanece com hábito no início da idade adulta

O padrão nocivo de consumo de álcool por adolescentes tem exposto este público a diversos riscos como ferimentos, violência interpessoal ou gravidez não planejada. As consequências negativas deste hábito, no entanto, podem permanecer no início da idade adulta. Esta indicação faz parte dos resultados apresentados pela pesquisa sobre o comportamento de beber pesado divulgada pelo CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, organização não governamental e uma das principais fontes de dados sobre o tema no País.
O estudo foi organizado em três frentes:
(a) Se os dados experimentais indicavam que o beber em padrão binge* comprometia o tecido hepático.
(b) Se os dados comportamentais apontavam que jovens que fizessem uso de álcool nesse padrão tivessem maior risco de serem bebedores pesados (e desenvolver cirrose) na idade adulta.
(c) Se os dados epidemiológicos apoiavam a hipótese de que há um aumento do risco de desenvolvimento de cirrose relacionado ao padrão binge.
De acordo com os autores do estudo, o beber em binge lesiona o tecido hepático e episódios repetidos do uso de álcool neste tipo de padrão pioram os danos no tecido do fígado.
Na análise comportamental, a indicação é que metade dos jovens que faziam consumo binge de álcool continuou a fazê-lo no início da idade adulta. Por isso, os autores alertam que este tipo de comportamento é um forte indício para se tornar um bebedor crônico na idade adulta.
Outro resultado da pesquisa aponta que 7,5% dos bebedores binge e 16,1% dos bebedores diários desenvolveram cirrose, enquanto que 32% dos pacientes cirróticos podiam ser classificados como bebedores pesados.
Diante destes resultados, os autores indicam que o beber em padrão binge está associado a importantes danos ao tecido hepático, podendo ser considerado um fator preditor e de risco para o desenvolvimento de padrões nocivos de consumo e das doenças associadas, entre elas a cirrose alcoólica.
* Padrão binge drinking é definido pelo National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism – NIAAA, como o consumo de cinco ou mais doses alcoólicas por homens ou de quatro ou mais doses por mulheres dentro do período de duas horas.
Título: Effect on binge drinking on the liver: an alarming public health issue? / Beber pesado episódico e efeito no fígado: um assunto alarmante para a saúde pública?

Autores: Mathurin P, Deltenre P

Fonte: Gut 2009. [Ahead of Print]

 

Sobre o CISA
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental lançada em 2004 pelo psiquiatra e especialista em dependência química Arthur Guerra de Andrade, é hoje a maior fonte de informações no País sobre o binômio álcool e saúde. Por meio de seu website (www.cisa.org.br), o CISA dispõe de um banco de dados com mais de 1.600 títulos, desde publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, dados oficiais, até notícias publicadas em jornais e revistas destinados ao público em geral. Além de estar comprometido com o avanço do conhecimento na área de saúde e álcool, o Centro também atua na prevenção do abuso e nos problemas do uso indevido da substância, por meio de parcerias e elaboração de materiais de apoio a pais e educadores.

Compartilhe

3 ideias sobre “Beber pesado na adolescência pode levar ao vício na idade adulta

  1. Pé Vermelho

    Começa o pai dando um gole de cerveja pro piá prá mostrar que ele é macho…

  2. miltinho

    Eu tomei todas, todos os dias, dos 14 aos 30 anos. Misturava tudo. Porque queria, agora não quero mais. Vamos deixar de tanta ASNEIRA. O mal do país não é droga, não é bebida e não é cigarro: É FALTA DE CARÁTER, EDUCAÇÃO E VERGONHA NO MEIO DA CARA. Mas isso é demais para as ditas “autoridades”, nos três poderes, nos três níveis de governo. Façam o seguinte: enterrem-se vivos e morram sufocados.

  3. miltinho

    E daqui a pouco aparece alguma boneca politicamente correta por aqui, pra reclamar. Seja “politicamente correto” na hora da urna: VOTE NULO, o resto é demagogia de desocupado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.