15:54Boca-de-siri

Mané Galo, nosso colaborador da Ilha do Chapéu, na Baía de Guaratuba, não perde uma Escola de Governo. Assiste numa velha tv Invictus, preto e branco, porque não é chegado em muita modernidade. Hoje resolveu escrever sobre uma coisa que captou ali. Acompanhem o raciocínio:

Na escolinha do Requião, transmitida pela TVE, assisti mais uma das tradicionais “ espinafradas”  do governador contra adversários, inimigos, amigos e correlatos. Falou mal de um bando de gente, incluindo o senador Álvaro Dias. Criticou Dias por este  ter  evitado, em programa de TV, a opinar  sobre exploração de petróleo. Disse que  um cidadão como o senador deve estar pronto para comentar e analisar todos os assuntos de interesse nacional – e muito mais os referentes ao seu estado. Requião parece entender que um homem público que pretenda ser governador, presidente, prefeito, deve, no mínimo, ter conhecimento dos problemas da sua região e capacidade para analisar todos eles e indicar caminhos para a solução.  O recado do governador, mesmo que não tenha sido sua intenção,  atinge todos os postulantes ao cargo de governador do Paraná.  Será que não falam por que nada sabem, ou mantêm a boca fechada por conveniência? Na verdade, quase todos fazem “boca de siri” , como dizem aqui em Guaratuba. Essa postura dos pretendentes ao trono das araucárias revela um despreparo muito grande de políticos que  sabem pouco sobre problemas e soluções que interessam ao povo. Mas sabem muito sobre marketing político e propaganda – na maioria das vezes propaganda enganosa.

Compartilhe

4 ideias sobre “Boca-de-siri

  1. Elói Zigfred Bert

    A imensa maioria é medíocre e ignara. Não lê um livro por ano. A falta de bagagem e de conteúdo dos nossos políticos é um desastre para o Paraná e o Brasil. São voltados apenas para seus pequenos mundinhos, alienados e mesquinhos.

  2. Marco

    O Requião está aonde está porque sabe tudo sobre mamona e a desefa da Amazônia.

  3. jeremias bueno

    Concordo com Mané Galo.

    Aliás, não sei o que ele ainda está fazendo em Guaratuba, escondido, enquanto nós, pobres brasileiros, somos bombardeados diariamente com hipólitos comentários políticos de alguns jabores leitões que mainardam impunemente pelas rádios, tevês e revistas, regurgitando suas tolices e seus preconceitos.

  4. Dá-lhe

    Se o que diz o Mané Galo tem veracidade sou obrigado a concordar. O governador pode ter seus defeitos mas conhecimento, vivacidade, discurso e sabedoria não lhe pode ser negado. Agora: e os outros? Esses que estão postulando o governo do estado? Será que todos não são como disse o Mané Galo? Se sim, Requião tem razão. E muita razão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.