7:12Crônica do futuro de uma tragédia do presente

Do ombudsman:

Dia sim, dia não, lá vai o caso “Carli Filho” no Jornal Nacional e assemelhados. Dona Ana Maria Braga tenta faturar, o advogado da família Yared fica brabo porque não se cumpriu o combinado. Datena faz um carnaval. O sr. Assad, adovgado dos rapazes mortos,  quer mídia e, reconheçamos, o homem é um grande  pauteiro, grande chefe de reportagem. Na internet proliferam vídeos, fotos e comentários. Ah, os holofotes…
 
Mas o caso é simples: o deputado que vai renunciar (para não ser cassado) saiu da UTI, nossa gloriosa justiça (jota minúsculo) vai levar alguns meses ou anos para se pronunciar (na sua manjada cegueira  de bengalas debaixo de suas becas).  A midia baixará a bola, porque hoje não tem boa notícia melhor na praça. Virá amanhã com o menino-deputado sendo  julgado por ” crime de trânsito”, quando é duplo-homicidio. Aí o bando de cordeiros – nós – veremos Luis Fernando Ribas Carli Filho, primário, condenado talvez a uns 6 anos de prisão, com direito a ” sursis” e a recursos  que seguirão  ao “egrégio” Tribunal de Justiça do Paraná, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e talvez ao STF (se ele renuncia perde a malandragem do forum privilegiado, mas no ato do crime ele era parlamentar – mais um recurso). Veremos então habeas corpus,  outros recursos, dribles jurídicos. Daqui a dez anos, estaremos condenados ao “principio da insignificância”, porque nós e nossos filhos estaremos ainda mais dominados ao estigma de que “Justiça é para pé de chinelo”. Carli Filho, então, não estará mais na mídia, porque  advogados cuidarão de enrustí-lo. Hoje, porém, é preciso se convocar alguém como o  Dr. Renê Dotti, nosso maior advogado,  e perguntar: “Qual é a ética dos advogados diante desse caso? Defender e ganhar dinheiro como um profissional ou  perdê-lo? Vale a consciência construída numa vida em busca da justiça, ou vale a ética do dinheiro?  Vale o discurso ou a prática?

Compartilhe

8 ideias sobre “Crônica do futuro de uma tragédia do presente

  1. Pé Vermelho

    Taliquali o vereador Frote…uma porrada de recursos e de liminar em liminar, termina o mandato. É o caraio!

  2. Que Pena!

    É isso aí. Como resolver essa parada? Advogados precisam repensar sua atividade ou podem continuar pensando só em grana sem levar em conta valores humanos? Que merda, hein? É ou não é dificil de resolver?

  3. GUTA

    SO NAO ACREDITEM EM TUDO QUE ESTA ESCRITO.PAPEL ACEITA TUDO.!!QTO AO ADVOGADO SENSACIONALISTA SOUBE QUE SUA REPUTACAO E PESSIMA.QUER FAMA CUSTE O SANGUE DE QUEM CUSTAR.CALMA SR ASSAD,DEUS TUDO SABE,TUDO VE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. curitibano

    essa cidade, esse estado e esse país que vão para o inferno. nada vai melhorar, tirem seus pequenos bucéfalos do dilúvio

  5. Osdrovaldo

    Advogado costuma justificar suas ações em casos como esse dizendo que quem tem obrigação de fazer justiça é o estado, e eles são pagos para provar que o estado não tem essa capacidade e então inocentar o cliente. Relativismo moral puro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.