17:37Requião e Richa decretam luto oficial pela morte de Fani Lerner

Da Agência Estadual de Notícias e da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Curitiba:
Faleceu na madrugada desta quinta-feira, em Curitiba, vítima de câncer, a ex-primeira-dama de Curitiba e do Paraná, Fani Lerner, esposa do ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner. O corpo foi velado no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba e o enterro no Cemitério Israelita, no bairro Santa Cândida. O governador Roberto Requião decretou luto oficial por três dias.

Filha de imigrantes judeu-poloneses que vieram para o Brasil para escapar do nazismo, Fani Lerner nasceu em Curitiba, Paraná. Quando tinha quatro anos de idade, tornou-se órfã de pai.

Presente nas gestões do marido Jaime Lerner, ela assumiu em 1989 a pasta de secretária municipal da Criança de Curitiba, cargo que ocupou por seis anos. Fani exerceu também o mesmo cargo no Estado do Paraná, por oito anos, nos governos Jaime Lerner, de 1995 a 2002.

Durante suas gestões como secretária da Criança, ela criou 16 programas para crianças e adolescentes carentes. O PIÁ (Programa de Integração para Crianças e Jovens) era voltado para o treinamento vocacional a crianças de famílias de baixa renda, entre 7 e 17 anos de idade.

O SOS-Crianças dava apoio a todas crianças em situação de risco, vítimas de violência domiciliar ou negligência por parte de suas famílias. O programa Casa do Piá servia de abrigo para crianças de rua, fornecendo refeições e proteção contra o frio, além de apoio social.

O programa Casa Lar recebia órfãos ou crianças abandonadas. Já o PIÁ das Flores acontecia em casas e escolas especiais para ensinar cultivo de flores e jardinagem a crianças portadoras de deficiência mental.

Fani Lerner trabalhou também pela redução da mortalidade infantil e também da mortalidade materna, causada por complicações de gravidez, parto e puerpério. Diversos programas dirigidos e apoiados por ela na Secretaria e no Provopar foram responsáveis pelo prêmio Agenda Social 2000, recebido pelo Paraná pela implementação eficiente e execução das metas e organogramas definidos pela agenda.

Em sua gestão, Fani Lerner construiu cerca de 500 creches, que atenderam 485 mil crianças, de 0 a 6 anos de idade. Outro programa de destaque foi o Da Rua para a Escola voltado a promover o retorno à escola das crianças de rua, com o fornecimento de uma cesta básica de alimentos para suas famílias. O programa tirou da rua mais de 80 mil crianças. Em 1997, este programa ganhou da UNICEF o prêmio Criança e Paz.

Com ela à frente, o Provopar criou o programa Supersopa, que distribuia sopas a crianças carentes em suas escolas ou nas creches. A sopa era feita com o excedente de produção da Ceasa. Mais de 400 mil refeições foram distribuídas mensalmente em todo o Paraná. O programa também foi levado a outros estados brasileiros e também para países como Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai.

Prêmio – Fani Lerner foi a vencedora do Prêmio Kellogg’s para o Desenvolvimento da Criança 2003, oferecido pela organização americana World of Children, em parceria com a instituição Hannah Neil. A premiação é a mais importante do mundo na área de ação social voltada à criança.

Esta foi a primeira vez que um latino-americano venceu o Kellogg’s Award. Fani Lerner, Claudia Gonzales Moreno, da Bolívia, e Jetsun Pema, irmã do Dalai Lama, da Índia, foram escolhidas como homenageadas do ano e concorriam ao prêmio final, considerado o “Nobel para os defensores das crianças”.

Casada com o arquiteto Lerner desde 1964, deixa as filhas Andrea e Ilana e os netos Ben, Liana, Tobias e Sophie.

———————————-

Richa decreta luto oficial pela morte de Fani Lerner

 

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, decretou nesta quinta-feira (21) luto oficial de três dias pela morte da ex-primeira dama do Paraná e de Curitiba, Fani Lerner, mulher do ex-governador e ex-prefeito Jaime Lerner. Fani morreu de câncer na madrugada desta quinta-feira, aos 63 anos, e seu corpo será velado no salão nobre da Prefeitura de Curitiba.

“É uma perda muito grande para os curitibanos. Todos nós aprendemos a admirar dona Fani, tanto pela pessoa gentil, otimista e vibrante, como pelo grande trabalho profissional que desempenhou nas funções públicas que ocupou”, disse Richa.

Nas gestões de Jaimer Lerner, Fani foi secretária da Criança na Prefeitura de Curitiba e no Governo do Estado. “Sua discrição, seu amor ao próximo demonstrado no intenso trabalho social desenvolvido ao longo de duas décadas, sua profunda ligação com a cidade de Curitiba – por todas essas características pessoais, dona Fani conquistou o respeito e o carinho das pessoas”, disse Richa, que suspendeu compromissos em Brasília a fim de retornar a Curitiba para o sepultamento.

A presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, disse que o trabalho de Fani Lerner no desenvolvimento social referenciou iniciativas para todos aqueles que trabalham no setor, especialmente em Curitiba. “Dona Fani fixou modelos, não apenas pelo trabalho que realizou na prefeitura de Curitiba e no Estado, onde realizou inúmeros programas e projetos de governo, mas também por sua atitude e seu comportamento na vida pública”, declarou Fernanda.

Filha de imigrantes judeu-poloneses radicados no Brasil, Fani Lerner nasceu em Curitiba, formou-se no Magistério e, desde cedo, iniciou ações de voluntariado, ensinando crianças pobres da periferia da cidade. Graduada em psicologia, criou a ONG Provopar (Programa de Trabalho Voluntário) e marcou sua presença nas gestões de Jaimer Lerner como secretária da Criança na prefeitura de Curitiba e, depois no governo do Estado.

Em 2003, Fani Lerner foi a vencedora do Prêmio Kellogg’s para o Desenvolvimento da Criança, oferecido pela organização americana World of Children, em parceria com a instituição Hannah Neil. A premiação é a mais importante do mundo na área de ação social voltada à criança.

Compartilhe

3 ideias sobre “Requião e Richa decretam luto oficial pela morte de Fani Lerner

  1. Luiz da Silva Aquino Sobrinho

    É lamentável a perda desta pessoa que muito trabalhou pelo nosso paraná. Conheci e conversei com dona Fani Lerner a muitos anos atrás e percebí que ela era uma pessoa humilde e bastante filantrópica. É com muito pesar que sinto sua morte.
    Que Deus conforte seus familiares.

  2. Ediene Magalhaes correa

    E com muita tristeza, que deixo aqui meu comentario, tive a honra, de poder trabalhar en uma pequena cidade no interior do Paraná, em um dos Progetos criados por dona Fanni, fui Directora do Progeto Pia em Sao tomé, e aprendi com este trabalho a amar a familia Lerner por sus Progetos voltado para a Infancia e adolecencia, O progeto Piá resgatou muitas crianças das ruas e das droagas, fu testemunha deste trabalho, que morro de saudades.. foi o tempo mas feliz da minha vida , deixei infelizmente, por problemas politicos meu prefeito perdeu a campanha e o atual nos tirou o cargo uma pena, porque tudo fcou parado.Mas uma coisa teve seu fruto pra uma cidade tao pequena como Sao Tome, 60% das crianças atendidas no Progeto Pia sairam adiante, um dia de estos econtrei por las calles de Madrid España um deste Ex adolescente que tinha na epoca envolvimento com drogas, hoje e um pessoa Com estudos que saiu ao Exterior para trabalhar, fico feliz por ter sido um grao de areia neste progeto de dona Fani…Sei que ela foi recebida no ceu com um coro de anjos composto de gratidao por tudo que ela fez por nossas crianças. No Brasil tinhamos que ter miles e miles de Fanni Lerner…Que sua familia tenha muita Paz e que Deus os conforte.. e saibam que desde Madrid enviamos nossos sentimentos, que Deus os proteja, como e a vida meu marido neste momento esta assistindo um video conferecia Em Madrid com a participaçaodo nosso Ilmo. Jaime Lerner que mesmo com a dor da perca, nao deixou seus compromisos. Deus abençoe a Familia Lerner. a FAMILIA PARANAENSE QUE TANTO AMO E TENHO SAUDADES.

  3. Ediene Magalhaes correa

    Que Deus conforte e de forças a familia Lerner neste momento tan dificil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.