17:28Faz que vai…

Deu no blog “JornalismoFM” (www.jornalismofm.com.br) em reportagem de Heliberton Cesca:

Metrô atrasado, de novo

Mais uma vez, a burocracia emperra o projeto de construção do metrô em Curitiba. Desta vez, o problema seria a documentação de uma das duas empresas contratadas pela prefeitura, o consórcio Novo Modal, responsável pelo projeto de engenharia da obra. O início dos estudos técnicos foi anunciado pelo prefeito Beto Richa em fevereiro, durante a assinatura dos contratos, em uma cerimônia na própria prefeitura, e a ordem de serviços seria liberada na semana seguinte. Porém, a ordem de serviços demorou para sair e somente há poucas semanas o consórcio Novo Modal começou a trabalhar. O novo atraso acontece depois de uma decisão da Justiça ter barrado a licitação no ano passado.Desde julho de 2007, a prefeitura de Curitiba tenta começar os estudos de implantação do metrô, que vai ligar a região da Cidade Industrial ao Terminal do Cabral, na primeira fase, e chegar até o Terminal do Santa Cândida posteriormente, no chamado Eixo Norte-Sul do transporte público da cidade, o mais sobrecarregado atualmente. Na primeira tentativa, nenhuma empresa se habilitou.

A segunda licitação teve concorrentes, mas em abril de 2008 uma decisão suspendeu o processo e somente em janeiro deste ano a prefeitura de Curitiba conseguiu destravar a licitação e assinar o contrato com as duas empresas habilitadas: o consócio Novo Modal e a Ecossistema Consultoria Ambiental, esta última responsável pelo projeto de impactos ambientais da obra.

A bióloga e diretora da Ecossistema, Gisele Cristina Sessegolo, disse que desde fevereiro está com a equipe pronta para começar a trabalhar, mas espera, ainda, a ordem de serviço ser emitida pela prefeitura. Ela adiantou que uma equipe de 15 a 20 pessoas deve se dedicar aos estudos durante seis meses para fazer as análises geológicas, ambientais, sociais e econômicas da implantação do metrô. Mas o início do estudo ambiental depende de determinações do projeto de Engenharia. Como este último atrasou, todo o projeto de construção da linha do metrô vai atrasar de novo.

Compartilhe

2 ideias sobre “Faz que vai…

  1. Dá-lhe!

    PÔ meu, os carinhas reponsáveis pelo trânsito da cidade não conseguem dar um mínimo de conforto aos motoristas imaginem com obras do metrô. Não seria melhor deixar esse lance de metrô para um pouco mais tarde. Insisto: essa cidade logo logo vai ter um nó no trânsito dificil de desatar, e isso, por pura incompetência dos responsaveis que, parecem, continuam gerenciando o processo como se a cidade estivesse nos anos 70. Acorda, moçada, a cidade cresceu. Perceberam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.