9:13Na capa da Folha de São Paulo

Do ombudsman:

A notícia informando que o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB) estava bêbado no dia do acidente, ganhou chamada de capa na Folha de São Paulo desta terça-feira. A matéria tem destaque no caderno Cotidiano, com foto do Honda Fit em que morreram as vítimas. Confiram: Exame aponta que deputado estava bêbado

AFONSO BENITES
DA AGÊNCIA FOLHA

O deputado estadual do Paraná Fernando Carli Filho (PSB), 26, estava bêbado no momento em que se envolveu em um acidente de trânsito em Curitiba, matando dois jovens. Exame de dosagem alcoólica feito pelo IML (Instituto Médico Legal) na amostra de sangue colhida após a batida mostrou que o político tinha 7,8 decigramas de álcool por litro de sangue, o que equivale a cerca de quatro taças de vinho. O resultado foi divulgado ontem pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná.
Segundo o Código de Trânsito, o motorista que conduzir um veículo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas deve ser punido com detenção -de seis meses a três anos-, multa e suspensão ou proibição de obter a permissão ou a habilitação para dirigir. Carli Filho já estava com a carteira de habilitação suspensa por somar 130 pontos depois de já ter sido autuado 30 vezes.
O limite é 20 pontos. “Hoje é possível informar com 100% de certeza que o deputado estava sob influência alcoólica no momento da colisão”, disse, por intermédio da assessoria, o delegado Armando Braga, da Delegacia de Delitos de Trânsito de Curitiba. O sangue foi colhido depois de o deputado ser socorrido -ele continua internado (leia texto ao lado)- cerca de duas horas após ter deixado o restaurante em que estava antes do acidente, em 7 de maio, diz a Secretaria da Segurança.
A batida causou a morte de Gilmar Rafael Souza Yared, 26, e Carlos Murilo de Almeida, 20. Segundo o promotor Rodrigo Chemim Guimarães, testemunhas disseram no inquérito que o deputado estava bêbado e guiava em alta velocidade.
O Ministério Público ainda aguarda as informações do radar, que pode constatar a velocidade do Volkswagen Passat guiado por Carli Filho. Como tem foro privilegiado por ser deputado estadual, Carli Filho é investigado pelo Ministério Público, com autorização do Tribunal de Justiça.

Sindicância
Ontem, o corregedor da Assembleia Legislativa, Luiz Accorsi (PSDB), decidiu pela abertura de uma sindicância para apurar se Carli Filho quebrou o decoro parlamentar. Após ser notificado, ele terá até dez dias para apresentar defesa. Accorsi prevê que a sindicância seja concluída em 30 dias.
Após o prazo, o relatório será enviado à Comissão de Ética, que terá mais 30 dias para decidir se apresenta um pedido de cassação de mandato. Carli Filho só perderá o mandato se 28 dos 54 deputados forem favoráveis à cassação, diz o presidente da comissão, Pedro Ivo (PT). A mãe de Gilmar Rafael Yared, Christiane Yared, 49, afirmou que vê com desconfiança a instauração da sindicância porque só um deputado, Tadeu Veneri (PT), manifestou-se publicamente sobre o caso. A irmã de Carlos Murilo de Almeida, Gislaine de Carvalho, 26, disse que quer que seja feita justiça.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Na capa da Folha de São Paulo

  1. jeremias bueno

    Sabe, Zé, as coisas estão realmente mudando.

    Até algum tempo atrás, tragédias como a provocada pelo deputadozinho seriam facilmente abafadas pela “grande” imprensa local e ignoradas pela “grande” imprensa nacional.

    Hoje, com o advento da internet, com os sites de relacionamento e principalmente com os blogs a coisa está diferente.

    Acabou a desinformação e o obscurantismo. Se a Gazetona e a RPC não quiserem divulgar, azar deles. Se a FSP e a Globo não quiserem divulgar, azar deles.

    Neste episódio estão de parabéns os bons blogueiros que, como você, não se deixam seduzir pela turma do abafa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.