8:05PARA NUNCA ESQUECER

sergio-sade

Igreja Jesus Salva – São Paulo, 1975

167293

Passeata pela Anistia – São Paulo, 1978

sergio-sade-2

Elis Regina no show Fals Brilhante – São Paulo, 1976

sergio-sade-3

Leão na reserva da seleção – México, 1986
Fotos de Sergio Sade

Do jeito que veio:

Um passeio pela história política, social e cultural do Brasil nas últimas décadas por meio de mais de 600 fotografias. Essa é a proposta da exposição inédita Fotografia em Revista, que expõe obras de cerca de 170 profissionais, incluindo imagens do fotógrafo paranaense Sergio Sade. Outros nomes consagrados como Bob Wolfenson, Cristiano Mascaro, Orlando Britto, Pedro Martinelli, Claudia Andujar, JR Duran, Luiz Tripolli, e Maureen Bisilliat terão seus trabalhos expostos na mostra.

Na exposição – organizada em uma parceria da Editora Abril com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) – 250 fotos serão reproduzidas em grande formato e serão também disponibilizadas em catálogo editado pela Abril, à venda a partir de maio nas principais bancas e livrarias. 

Além das fotos expostas, Sade foi entrevistado pela organização por ter sido o criador da editoria de fotografia da revista Veja. Em 1990 passou a dedicar-se à fotografia publicitária em Curitiba – PR. Atualmente, faz ensaios fotográficos para livros e relatórios empresariais, enquanto o estúdio Sade Fotografia continua ativo, sob a responsabilidade de seus filhos Juliana e André Sade.

A exposição acontece em São Paulo, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, entre 19 de maio e 12 de julho, com entrada gratuita.

A curadoria é do diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, Rubens Fernandes Junior e do vice-presidente do Conselho Editorial da Abril, Thomaz Souto Corrêa, alem do Diretor de Arte Corporativo do Grupo Abril, Carlos Grassetti. A cenografia da exposição é do designer Marcello Dantas, que também assina o espaço do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Na concepção de Dantas, a cenografia reúne um impressionante acervo físico de 250 fotografias destacadas pela luz com um extenso acervo digital apresentado em um cilindro de imagens projetadas em movimento. E é complementada por depoimentos que aproximam o público da arte dos fotógrafos e suas histórias.

Além de conhecer uma seleção das fotografias mais emblemáticas já publicadas em revistas da Abril, os visitantes serão convidados a participar de uma programação paralela, que promoverá workshops, palestras e visitas monitoradas pelo serviço educativo.

De acordo com Thomaz Souto Corrêa, o público terá oportunidade única para conhecer imagens que marcam a diversidade da produção fotográfica da Abril. “As revistas da editora — cada uma dentro da sua fórmula editorial — trazem um conjunto de temas e estilos fotográficos único na imprensa brasileira”, afirma.

Rubens Fernandes Junior, que também é pesquisador de fotografia histórica e contemporânea, comenta que a exposição representa a consolidação da fotografia como expressão dentro das artes visuais, presente na imprensa como importante recurso de informação e reflexão. “A fotografia é sempre uma possibilidade de viagem, de deslocamento, capaz de recuperar emoções e sentimentos. Por isso a relevância e significado da mostra, que traz uma seleta e marcante produção simbólica para a fotografia nacional”, explica.

 
Fotografia em Revista marca a sequência do projeto de exposições culturais do Grupo Abril, iniciada com a mostra Ilustrando em Revista, que levou a um público de mais de 77 mil pessoas de oito cidades brasileiras as melhores ilustrações já publicadas pelas revistas da Abril. As suas três primeiras edições aconteceram nos Campi da FAAP em São Paulo, Ribeirão Preto e São José dos Campos.
Exposição ‘Fotografia em Revista’
 

Data: De 19 de maio a 12 de julho de 2009

Local:  Museu de Arte Brasileira – Salão Cultural da FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo

Telefone: (11) 3662-7198

Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200

Horários: de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00

          Sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00

Classificação: “Recomendável para maiores de 16 anos. Contém imagens de nudez parcial e violência”

Entrada: Gratuita

Informações: www.faap.br

Compartilhe

7 ideias sobre “PARA NUNCA ESQUECER

  1. Carlos

    Zé, a legenda da última foto não seria do ano de 1986, quando o Leão foi reserva na Copa do México?

  2. miltinho

    Quem são esses doentes dessa foto da “igreja jesus salva”? Coitado de Jesus. Não merecia tanta desgraça em nome dele.

  3. João José, JJ

    O Sérgio é um dos melhores fotógrafos que conheço.
    Talentoso, minucioso, técnico, perfeito. Um mestre.

    Pena que muitos publicitários (diretores de arte e produtores gráficos das nossas agências) não o conhecem.

    Só falta pedirem portfólio, para um dos maiores fotógrafos

    Mas, como dizia aquele personagem do Jô Soares: “a ignorância da juventude é um espanto!”.

    JJ

  4. Pé Vermelho

    Quando Deus viu aquela bagunça na tal igreja disse: Parem de me encher o saco, cambada de fariseus, de hipócritas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.