18:02Hospital Evangélico se explica

O Hospital Evangélico informa:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude de recentes notícias relativas ao acidente envolvendo o Deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, bem como ao período de 66 horas em que o mesmo esteve internado nesta instituição, o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA vem a público esclarecer o seguinte:

1. O acidente foi atendido no local pela viatura nº 8274 do Siate, cujos plantonistas prestaram primeiro atendimento ao condutor do veículo Passat, o qual se encontrava em risco de vida (código 03), conforme Relatório de Atendimento do Socorrista – RAS.

2. O paciente veio então conduzido ao HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA, onde chegou às 02:02 horas do dia 07/05/09, sem identificação. Foi atendido pelos médicos do Pronto-Socorro, os quais efetuaram exames de rotina no atendimento ao politraumatizado, tendo sido constatado escala de coma Glasgow 5. Na ocasião, o banco de sangue – Hemobanco procedeu a coleta de material para tipagem sanguínea. Em seguida, foi acionada a equipe de neurocirurgia a qual constatou, após o paciente ter sido entubado, ventilado mecanicamente e hidratado, escala de coma Glasgow 8. No início da manhã, foi transferido para a UTI. O mesmo permaneceu sem qualquer identificação até por volta das 10:30 da manhã do dia 07, quando foi reconhecido por familiares.

3. Após os procedimentos iniciais de diagnóstico e tratamento, o paciente foi encaminhado ao centro cirúrgico para realização de traqueostomia, colocação de monitor de pressão intracraniana e correção inicial das fraturas de face. Na sequência, o paciente foi reencaminhado para a UTI. Nos dias 08, 09 e 10 o paciente permaneceu internado sob cuidados intensivos, recebendo tratamento conforme os boletins médicos já emitidos.

4. Às 20:00 horas do dia 10/05/09, em razão da estabilidade clínica e quadro neurológico favorável, o paciente foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a pedido da família. Durante todo o período em que esteve internado no HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA, foram prestadas todas as informações solicitadas e divulgados boletins médicos, relatando fielmente o estado de saúde do paciente.

5. Somente no último dia 13, o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA recebeu o Ofício nº 2034/2009, da Delegacia de Delitos de Trânsito, requisitando o envio de amostra de sangue. Tal expediente foi encaminhado ao Hospital dois dias após a transferência do paciente, por decisão da família, ao Hospital Albert Einstein em São Paulo.

6. Independentemente da transferência, existe amostra de sangue do paciente, coletado no próprio dia 07/05/09, sob os cuidados e guarda do banco de sangue – Hemobanco. Diante da requisição oficial, o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA recomendou ao Hemobanco a imediata entrega do material e informou à Delegacia e ao Ministério Público a existência do sangue, a fim de que o mesmo possa ser formalmente requisitado ao Hemobanco e entregue ao Instituto Médico Legal – IML.

7. O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA, que presta serviços de pronto-socorro há mais de 30 anos para a população de Curitiba, esclarece que até mesmo em virtude de sua tradição religiosa atende todos os pacientes indistintamente, não tendo jamais se recusado a prestar qualquer informação às autoridades e à opinião pública.

8. Finalmente, o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA presta solidariedade às famílias das vítimas e a todos aqueles que estejam sofrendo moral e materialmente as consequências deste trágico evento.

9. O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA reafirma a sua intenção em continuar
colaborando com as investigações e prestando todos os esclarecimentos necessários.
Curitiba, 15 de maio de 2009.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA
SOCIEDADE EVANGÉLICA BENEFICENTE DE CURITIBA

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.