10:51Morre, aos 84 anos, o ex-deputado Jorge Miguel Nassar

Do jeito que veio: 

O jornalista, radialista e ex-deputado estadual Jorge Miguel Nassar faleceu na noite de terça-feira (12 de maio), em Curitiba, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital Sugisawa, tratando de uma pneumonia e das consequências de uma queda. O corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa do Paraná e será cremado na tarde desta quarta-feira. 

Nassar foi duas vezes deputado estadual pelo PTB (1958 e 1962) e outra pelo extinto partido Arena (1966), sendo o mais votado em Curitiba nessas eleições. Considerado um dos maiores articuladores políticos do Estado, dedicou-se à classe dos servidores inativos da Rede de Viação do Paraná-Santa Catarina, auxiliando os aposentados e pensionistas a receberem seus atrasados. Foi também cidadão honorário de Araucária e Antonina. 

Começou como repórter de rádio em 1958 e revolucionou a comunicação em Curitiba com o programa A Voz do Povo, de caráter popular, idealizado por ele. Foi fundador da Rádio Independência e criou, em 1959, a Fundação A Voz do Povo, que anos mais tarde passou a se chamar Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE). Hoje, a instituição é referência no atendimento de crianças, adolescentes e jovens com deficiência.

Compartilhe

3 ideias sobre “Morre, aos 84 anos, o ex-deputado Jorge Miguel Nassar

  1. jeremias bueno

    Meus pêsames à família.
    No meu conceito foi um homem bom, generoso, amigo.
    Foi um político do seu tempo. Creio que teve a sua carreira política abreviada pelos Atos Institucionais.
    Quando radialista, o seu mote contra o Prefeito de Curitiba (não lembro se Iberê ou Ivo Arzua) era:
    – PROVIDÊNCIA, SEU PREFEITO!

  2. jose maria correia

    Tive o privilégio de desfrutar da amizade do ex deputado Jorge Nassar, amizade que herdei de meu pai. Quando era criança na era do rádio lá pela década de 60 hà meio século portanto eu ouvia com a família o programa do Jorge , campeão de audiência em toda a Capital. Era um vozeirão fazendo brincadeiras , informando e prestando serviços de útilidade pública sempre com um carinho e uma atenção especial ao ouvinte. Meu convívio com o Jorge começou já na década de 80 quando fui eleito vereador , Nassar mantinha uma roda de atentos ouvintes quando contava passagens de sua trajetória política interrompida pelo arbítrio da ditadura militar que lhe cassou o mandato por excesso de popularidade e ameaça eleitoral ao regime. Boa praça Jorge Nassar frequentou por um bom tempo a praia de Matinhos sempre na companhia do seu amigo predileto o empresário e atleta campeão de basquete e remo , o Osman Boabaid ja falecido. Vez por outra eu passa va pelo mercado de peixes de Matinhos e escutava o vozeirão inconfundível dominando alguma roda de atentos ouvintes. Nos últimos tempos com a saúde minada e a velhice batendo firme o Jorge Nassar foi deixando de sair de casa até que a doença o abatesse . Interessante, mesmo com toda a violência do arbítrio que roubou de Jorge Nassar a possibilidade mais do que concreta de ser eleito em um manda majoritário Senador ou Governador do Estado nunca o ouvi em reclamos ou expressando frustrações , ao contrário era um homem alegre , de bem com a vida e em paz . Mais um da velha guarda que parte e nos deixa com a sensação de um vazio cada vez mais amplo a ser preenchido por memórias afetivas e muito nostálgicas.

  3. Willes

    Este senhor, através do seu programa, meio que salvou a minha vida. Na época eu era espancado pelo meu padrasto e fugia de casa, Numa dessas fugas, a última, meu pai adotivo, de quem eu havia sido tirado, foi até ma Rádio Tingui onde era transmitido o programa na época e o senhor Jorge Nassar indicou um advogado para me defender. Depois disso fui internado num educandário no bairro do Portão e, pelo menos, me livrei dos espancamentos. Tenho gratidão por ele e o advogado. No momento presente estou escrevendo a minha autobiografia e com certeza ele será citado nela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.