9:37Lista e bicho

A maioria dos políticos brasileiros é favorável à excrescência do voto por lista, ou seja, os maganos dos partidos escolhem de quem é a vez e quem sustenta a esbórnia toda vota apenas na legenda. Essa moçada deveria pelo menos ter vergonha na cara e tirar a obrigatoriedade do voto, para que a ninguenzada se concentre apenas no jogo do bicho – algo muito mais sério e confiável.

Compartilhe

9 ideias sobre “Lista e bicho

  1. joao macieira

    Seu comentario é no minimo IGNORANTE – Vc deveria informar melhor seus leitores de que a LISTA existe em praticamente todos os países e é uma forma de Fortalecer os PARTIDOS. O Eleitor passa a votar em NUMEROS (13, 45,50 etc..) e não mais em PESSOAS – Isso, tem uma diferença vital – Fica como no FUTEBOL – Não se pode deixar de ser FLAMENGUISTA só por que o IMPERADOR deixou o FLAMENGO – No sistema de listas ( e e claro, os partidos terão que passar por uma verdadeira REVOLUÇÃO ) o filiado escolhe a ordem que vai para a eleição – Assim, muitas pessoas participariam dos partidos e os fortaleceriam. Hoje, só quem tem muito dinheiro e fama pode ser deputado – aí não é democracia. No sistema de lista acaba a PERSONALIZAÇÃO da politica o mandato é partidario e nao dos bacanas que se elegem para fazer o que bem entender e esta dando no que vemos – CORRUPÇÃO, ESCANDALOS, sim por que ninguem investe R$ 2milhoes numa campanha de deputado, para ganhar 10 mil por mes. A fatura sempre será cobrada. Portanto sr blogueiro a lista por mais “excrescencia” ao qual v.sa diz é na verdade a salvação da nossa democracia representativa, que atualmente lembra aquele samba – VAI MAL, MAS VAI MAL DEMAIS…

  2. jeremias bueno

    Talvez o Brasil seja o único país do mundo a ter esta forma de votação, em que o eleitor vota no candidato e não no partido. É o atraso do atraso. Com a lista fechada os partidos se obrigam a apresentar nomes de qualidade no início da lista sob pena de ninguém se eleger ou só eleger bagaço, do tipo do deputadozinho de quem muito se fala no momento.

    Os partidos sérios (entenda-se ideológicos) é que prevalecerão sobre os “tamboretes” atuais…

    Quanto ao voto não obrigatório: concordo. Obrigar pessoas cultas e politizadas a serem governadas por indivíduos escolhidos pelos analfabetos políticos é de doer. Prefiro o oposto.

  3. tarquinio

    Zé, o pior é que o Macieira tem uma dose de razão.
    O voto em lista pode ser, sim, um avanço. O risco é que as burocracias partidárias – que terão um poder enorme neste novo sistema de votação – podem se corromper, vendendo as vagas que vão encabeçar as listas.
    Mas… As burocracias partidárias, grosso modo, já estão corrompidas.
    Então, não custa fazer um teste. essa história de golpe é bobagem.

  4. Zè Mané

    Esse negócio de lista fechada é coisa de dirigente partidário que não tem o que fazer à não ser viver das benesses do cargo. Já nem se preocupa mais em ter mandato, e sim comandar sua sigla com mão de ferro no sentido de fazer os acordos mais exdrúxulos possíveis. É claro que tal excrescência jamais será aprovada pois não é por ai. A sociedade não aceita, maioria dos militantes não aceitam, políticos de menor expressão não aceitam, enfim, a MORAL E A ÉTICA não aceitam. Vão procurar, dirigentes, o caminhão do qual vocês cairam. Proponham algo mais decente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.