5:32Saudade

por Nelson Padrella

 Minha infância, em Palmeira, foi marcada por ensinamentos que hoje estão um tanto em desuso. Estou falando de valores morais. O grande nome que me vem à mente é o do juiz de Direito Jaime de Macedo Portugal. Eu não era propriamente amigo dos meninos Clotário e Zezinho, mas sempre nos encontrávamos para algum folguedo. Havia uma aura sobre a cabeça dessas crianças porque eram filhos do doutor Jaime, a mais impoluta figura que conheci.
    Na adolescência, um dos meus grandes amigos – e colega de ginásio – foi o Silvinho, filho do juiz de Direito Silvio Pellico de Freitas Noronha. Quando a autoridade passava na rua as pessoas tiravam o chapéu, não temerosas, mas respeitosas. Havia respeito para com os juízes porque eles faziam-se respeitar. No meu tempo a figura de um juiz era sinônimo de retidão. Que pena que os tempos mudaram tanto!

Compartilhe

Uma ideia sobre “Saudade

  1. Ruy

    Bão, seo Nelson, eu também sou daquela época e, orgulhoso e saudosamente, posso dizer que fiz parte daquele contexto velhoburguiano onde, além do respeito aos mais “véios” — autoridades ou não —, aos valores provincianos e às amizades e paixões que se diziam eternas, cuja maior forma de expressão traduzia-se em não bulir com a mobília das moças, nossas coleguinhas, se carinha não estivesse a fim de casar. E hoje o que temos? Menos improvável seria observar a quase extinta gralha azul a cavoucar na campina pra esconder o seu pinhão, do que vislumbrar uma toga honrada nessa seara tupiniquim.
    Abração, do Corvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.