6:59Jockey: mais uma suspeita de mutreta

Da Gazeta do Povo, em reportagem de José Marcos Lopes:

Uma denúncia colocou sob suspeita a venda de dois terrenos do Jockey Club do Paraná, no valor total de R$ 20,1 milhões, que receberão novos empreendimentos ao longo da Linha Verde, a área urbana da antiga BR-116, em Curitiba. As áreas, nas ruas Konrad Adenauer e Dino Bertoldi, no bairro Tarumã, foram compradas por duas incorporadoras, depois que a Câmara Municipal de Curitiba aprovou o projeto de lei que definiu polos ao longo da Linha Verde e liberou construções de grande porte na região.
Segundo a denúncia, a assembleia de associados do Jockey Club que aprovou a negociação, em junho de 2007, foi fraudada. Teriam sido incluídos na lista de votantes sócios que não participaram da assembleia e pessoas que já morreram. Também há nomes que aparecem duas vezes na lista. O caso está sendo investigado pelo Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), da Polícia Civil.
A Gazeta do Povo teve acesso à ata da assembleia, que teve início no dia 29 de maio de 2007 (quando não houve quórum) e foi concluída uma semana depois, em 5 de junho. O documento é assinado pelo presidente do Jockey Club, Roberto Hassemann, e pelo vice-presidente, Sérgio Bucoski Teixeira. Na ata, consta que 218 pessoas participaram da votação – o regimento interno do clube, em seu Artigo 64, determina que “a deliberação sobre alienação de bem imóvel dependerá da presença mínima de 200 associados.”
Ouvidas pela reportagem, três pessoas cujos nomes constam da lista confirmaram que não estiveram na assembleia e que tiveram suas assinaturas falsificadas. “Não compareci e não dei procuração para ninguém votar em meu lugar”, afirma o advogado Rodrigo Muniz Santos. Seu nome consta como vigésimo votante na ata. “Quando tivemos acesso à ata, constava meu nome com uma assinatura que não era minha. Não tivemos dificuldade para apurar que pelo menos dez pessoas não estiveram na assembleia.” Para Santos, se a fraude for comprovada, a venda dos terrenos poderá ser anulada.
Outro sócio cujo nome aparece na lista e que nega ter participado da assembleia é o jornalista Candido Gomes Chagas, editor das revistas Paraná em Páginas e Curitiba em Páginas. A ata registra que ele teria sido o 215º a votar no dia 5 de junho. “Colocaram meu nome com letra de forma, não só o meu como o de outros, e falsificaram a assinatura”, comenta. “Frequentei muito o clube, há muito anos, mas na última eleição nem fui votar. Como vou dizer que uma assinatura é minha quando nem estive presente? Só sei que não estive e não assinei.”
O corretor Alceu Pio Bonato, tio do deputado federal Gustavo Fruet, também confirma que teve a assinatura falsificada. Na ata, consta que ele teria sido o vigésimo sexto votante. “Nunca estive em assembleia nenhuma no Jockey Club”, garante. Chagas, Bonato e outra sócia, Claudia Fabricio de Melo Seleme (que segundo a ata teria sido a votante de número 210), passaram procurações para Rodrigo Muniz Santos, que encaminhou a denúncia à Polícia Civil. O caso vinha sendo investigado pela Delegacia de Estelionatos e foi encaminhado ao Nurce, que abriu inquérito na terça-feira.
Outro fato que chamou a atenção foi a inclusão de nomes de sócios que já morreram. Um deles é o do advogado e ex-deputado Júlio Rocha Xavier, que consta na ata como vigésimo quinto votante. “Meu pai faleceu em 1994. É um absurdo”, afirma o filho de Júlio Rocha, o advogado Pedro Henrique Xavier. Na denúncia encaminhada à polícia consta o atestado de óbito de Júlio Rocha Xavier, que faleceu no dia 13 de dezembro de 1994 e foi sepultado no cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.
Um caso semelhante é o de Nilson Pereira Neves, cujo nome consta no número 207 na lista de votantes. O atestado de óbito anexado à denúncia, registrado no cartório do Uberaba, mostra que Neves morreu em 25 de dezembro de 1988, aos 75 anos.
Além de pessoas que dizem não ter votado e de sócios que já faleceram, a ata inclui nomes que aparecem duas vezes. É o caso de Fernando Sandrini, que aparece nos números 38 e 217; Clóvis Borges, nos números 27 e 209; e Hugo Martins, nos números 10 e 208. Segundo Rodrigo Muniz Santos, a ata ainda inclui nomes de quatro pessoas que não são sócias do Jockey Club: Alceu Bornansin Júnior, Hilton Mezzano, Ivens João Cordeiro e Elvídio Ferrari. Estes nomes não estariam na lista de sócios apresentada pelo presidente do clube em um processo que corre na 9ª Vara Cível de Curitiba. “Tudo isso nos convenceu de que foi uma fraude”, comenta Santos.

—————-

Aprovação rápida
O projeto que alterou o zoneamento da Linha Verde foi aprovado em maio de 2008 na Câmara dos Vereadores. A rapidez com que o projeto foi aprovado chamou a atenção de vereadores de oposição ao prefeito Beto Richa. “(O projeto) ficou um tempo na Comissão de Urbanismo, porque pedimos vistas, e depois, de uma hora para outra, eles colocaram em votação”, lembra a vereadora Professora Josete (PT). As áreas, compradas pelas incorporadoras Casteval e Paisagem, vão abrigar um centro comercial.

—————-
Presidente do clube nega a acusação
O presidente do Jockey Club do Paraná, Roberto Hasemann, garante que a ata é verdadeira e diz desconhecer qualquer alteração ou fraude. “A assembleia contava com cerca de 220 ou 230 pessoas, e só quatro se levantaram contra a venda”, afirma. “Desconheço qualquer fato de gente que não estava na assembleia (e que apareceu como votante). Se tiver algo errado, a Justiça vai averiguar.”
Questionado sobre a possibilidade ter ocorrido algum erro durante a coleta de assinaturas, Hasemann disse que presidiu a assembleia e que não acompanhou a confecção da ata. “Não participei da coleta de assinaturas, que era feito no hall de entrada. Não lembro qual era o funcionário que coletou a assinatura”, diz. Ele considerou normal o fato de a ata trazer apenas o nome do votante, em letra de forma, e sua assinatura, sem número de sócio ou RG. “Isso deve ter sido copiado de alguma ata passada.”
Hasemann considerou “estranho” o fato de a denúncia surgir quase dois anos depois da realização da assembleia, e menos de um mês depois da última eleição no clube, no dia 23 de março, quando a atual diretoria foi reeleita. “Dois anos se passaram, tinha um prazo legal para todo e qualquer membro atestar a veracidade da assembleia, mas vieram questionar agora”, comenta. “Não nos causa o menor temor. Vamos colocar o departamento jurídico do clube para ver o que realmente aconteceu.” (JML)

Compartilhe

Uma ideia sobre “Jockey: mais uma suspeita de mutreta

  1. QUA QUA

    Xiiiii!!!!! A casa caiu. O pessoal do Nurce, temos certeza, vai escarafunchar tudinho no sentido da busca da verdade dos fatos. Já deve ter neguinho com insônia, dor de estômago, tremedeiras, azia, e quetais. Parece-nos que faltou um pouco de inteligência na operação. Enfim, vamos aguardar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.