10:35Os novos astros da telinha

por JamurJr.

A televisão no Paraná esta vivendo seu mais profundo “momento bíblico”. São raros os canais onde não apareça, nos mais variados horários, um religioso de Bíblia na mão, prometendo curas, outros benefícios e a oportunidade de viver segundo os ensinamentos de Cristo. Nada contra despertar corações para uma vida de solidariedade, amor e fraternidade. O comentário é no sentido de ressaltar a grande transformação na programação com a  invasão de religiosos e políticos nos meios de comunicação eletrônica. Começaram com o rádio, a partir do momento em que ocorreu uma proliferação descontrolada de emissoras em todo o país. A divisão das verbas publicitárias reduziu o faturamento de muitas empresas que não tiveram outra alternativa senão a de alugar seus horários. Muitas chegaram a  arquivar a grade de programação e passaram a  operar como simples locadoras de horários. Uma iniciativa para salvar os combalidos cofres que causou um nivelamento de qualidade para baixo e a dispensa de bons profissionais. Estes perderam suas posições de comunicadores para políticos e pastores. Na TV,  “os invasores” ocuparam horários considerados nobres, onde disputam a audiência (perdem, é claro) com novelas da Globo. Em Curitiba existem programas religiosos (evangélicos, em sua maioria) nos canais 2, 4, 6, 7 , 20 e 21. Só a Globo ficou fora, por motivos óbvios. No lugar dos profissionais, locutores, apresentadores , agora atuam novos astros: pastores  de várias igrejas, muitos deles verdadeiros artistas na interpretação, expressão corporal e comando da massa nos auditórios sempre lotados. Os espaços que antes eram destinados a programas locais estão sendo ocupados  por igrejas evangélicas em sua maioria. Com isso, o público mais exigente, que busca na televisão boa informação e entretenimento de qualidade, migrou para a TV por assinatura ou para longe da televisão, como fez com o rádio. Como diria o repórter Algaci Túlio: “É profundamente lamentável” .

Compartilhe

5 ideias sobre “Os novos astros da telinha

  1. Frik

    Mas a Globo tem Missa dominical (assim como o 9, atual TV-Req – onde os evangélicos também têm epaço cativo no horário nobre – no lugar dos tais programas culturais elitistas de SP ou RJ) O 26 é também um canal religioso, direto do Vaticano, por assim dizer – No 19 aparecem os programas da Seichonoiê, em outro aparece uma Bispa que, de dedo em riste , expressão grave e voz irritada, parece prestes a pular para dentro da sala para resgatar as almas perdidas… – o 59 tem um programa israelita, e alguém que monitore de verdade e não só zapeie ocasionalmente vai encontrar mais e mais programas deste tipo – só não vi ainda muçulmano

  2. Felipe.

    Aqui em São Paulo é ainda pior. Os religiosos têm vários canais exclusivos na TV aberta e há o dia inteiro curandeirismo e charlatanismo sendo transmitido.

  3. Pé Vermelho

    A religião é o ópio, o pó, o crack. o ecxtasy ou a cannabis do povo?

  4. jeremias bueno

    A propósito, vai aí a letra da “Pastor João e a Igreja Invisível”, de Raul Sexas e Marcelo Nova:

    “Eu não sei se é o céu ou o inferno
    Qual dos dois você vai ter que encarar
    E foi pra não lhe deixar no horror
    Que eu vim para lhe acalmar

    Se o pecado anda sempre ao seu lado
    E o demônio vive a lhe tentar
    Chegou a luz no fim do seu túnel, minha filha
    O meu cajado vai lhe purificar

    Pois eu transformo água em vinho,
    Chão em céu, pau em pedra, cuspe em mel
    Pra mim não existe impossível
    Pastor João e a igreja invisível (4x)

    Para os pobres e deseperados
    E todas as almas sem lar
    Vendo barato a minha nova água benta
    Três prestações, qualquer um pode pagar

    O sucesso da minha existência
    Está ligado ao exercício da fé
    Pois se ela remove montanhas
    Também tráz grana e um monte de mulher.

    Pois eu transformo água em vinho,
    Chão em céu, pau em pedra, cuspe em mel
    Pra mim não existe impossível
    Pastor João e a igreja invisível (2x)”

  5. Bia Moraes

    Jamur, vc é meu ídolo desde que eu era pequena e assistia vc na Tv Iguaçu com a Lais Mann e o Sale Wolokita. Acho que sem querer vc influenciou meu subconsciente para querer ser jornalista tbem. Quando trabalhamos na mesma redação, no Estadinho, por um breve período – acho que vc tinha coluna – não acreditava que estava ao lado de um dos meus ícones. Te adoro. Teus textos continuam incríveis. Um beijo da Bia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.