14:36Instituto Moradas do Tempo tem projeto para restaurar a Casa do Ipiranga

Sobre o problema da depredação da Casa do Ipiranga, registrado aqui num “flagra” do fotógrafo Lineu Filho, recebemos da “Time Comunicações” esta bela notícia. A torcida agora é para que o projeto seja realizado:

O Instituto Moradas do Tempo, associação sem fins lucrativos fundada pelo Grupo LN, do arquiteto Luis Napoleão Filho, propõe o restauro e utilização de imóveis tombados pelo patrimônio histórico para fins sociais, culturais e de meio ambiente, como creches, bibliotecas, pontos de apoio comunitários, museus e outros. A restauração da Casa do Ipiranga é um dos projetos do Instituto, que já possui a Casa dos Contos restaurada em Santa Felicidade, utilizada como sede da Associação do bairro e  ponto de informações turísticas. Em relação à Casa do Ipiranga, o Instituto Moradas no Tempo detém a posse do imóvel, porém está em processo final de regularização de seu registro. Já existe um pré-projeto de restauração do imóvel. O Instituto tem como meta determinar até julho todo o cronograma de desenvolvimento deste trabalho, que inclui desenvolvimento e conclusão dos projetos de restauro definitivos, busca de incentivos (como a Lei Rouanet), determinação dos prazos de obra e busca por parcerias estratégicas para realização do projeto e definição da finalidade de utilização da casa. Luis Napoleão Filho diz que a ideia é utilizar o imóvel, quando restaurado, como um ponto de informações turísticas, sendo também um museu sobre a Serra do Mar e um local de “aprendizado sobre a preservação da natureza”. Assim, os paranaenses poderão ter em breve toda a beleza da Casa do Ipiranga restaurada, valorizando o turismo da região.

2 ideias sobre “Instituto Moradas do Tempo tem projeto para restaurar a Casa do Ipiranga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>