14:26Campanha de Vacinação do Idoso 2009

Da Agência Estadual de Notícias:

Começa neste sábado (25), em todo o país a Campanha de Vacinação do Idoso 2009. No Paraná serão 2.580 postos de vacinação que funcionarão até o dia 8 de maio. A meta de imunizar 80% da população na faixa etária de 60 anos, o que corresponde a 915 mil pessoas, o que corresponde a 10,6% do total de habitantes do estado. As doses disponíveis serão contra o vírus influenza (gripe), antipneumocóccica e vacina dupla bacteriana tipo adulto, contra tétano e difteria. Ao todo estarão disponíveis 1,2 milhão de doses. “A vacinação é importante porque uma gripe pode trazer complicações na saúde dos idosos” lembra o secretário da Saúde, Gilberto Martin, que também é médico geriatra.

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância em Doenças Transmissíveis, Nilce Haida, a eficácia da vacina em pessoas saudáveis chega a 90%. “Os resfriados que são causados por outros vírus não são prevenidos pela vacina”. Estudos ainda apontam que pessoas idosas estão mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas, como consequência da gripe e de outras causas.

Algumas pessoas, após tomar a vacina, podem apresentar dor leve e pequena vermelhidão no local da aplicação, mas os sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas. Nilce Haida afirma que não há risco de contrair a gripe ao tomar a vacina, como muitos acreditam. “A vacina nunca poderá provocar gripe porque em sua composição existem apenas fragmentos do vírus morto”.

Dados – Desde a criação da campanha em 1999, o Paraná sempre manteve a cobertura vacinal acima dos 75%. Nos últimos dois anos o número de idosos vacinados passou de 89%, sendo mais de 801 mil em 2008, e 775 mil em 2007.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.