15:10Um dia inteiro de chorinho na rádio Paraná Educativa FM

Do jeito que veio vai, porque vale muito: 

Na época em que italiano Marconi, o austríaco Tesla e o brasileiro Landel de Moura, desenvolviam estudos para transmitir o som por ondas eletromagnéticas, que viriam a resultar na invenção do rádio, Joaquim Antônio da Silva Callado e seus seguidores desenvolviam um gênero musical no Brasil que viria a modificar a estrutura, a estética e o comportamento da música brasileira: o Choro. Considerado inicialmente como forma de execução em grupos de flauta, cavaquinho e violão, o Choro chegou à era do rádio consolidado como gênero, em suas primeiras horas mais disposto a ser transmitido em rodas informais, mas com o passar do tempo o conceito se estabeleceu em Conservatórios e Academias. Formados para acompanhamento de artistas os conjuntos regionais revelaram grandes nomes do Choro como Dino 7 Cordas, Jacob do Bandolim, César Farias, Luperce Miranda, Benedito Lacerda e tantos outros. Entre os grandes nomes do Choro está Alfredo da Rocha Vianna Filho,  Pixinguinha, nascido em 23 de abril de 1897. Tal é a importância de Pixinguinha para a música brasileira e especialmente para choro, que o dia de seu nascimento, foi escolhido como o “Dia Nacional do Choro”.

Ao ensejo desta data, a Rádio Paraná Educativa (FM 97,1 ), dedica um dia inteiro ao gênero. No próximo dia 23 das 09h00 às 18h30, uma programação especial apresentará depoimentos, entrevistas, histórias informação e muito Choro, saudando o aniversariante do dia, o “Santo Pixinguinha”, os precursores do gênero e seus seguidores nacionais e locais.

Compartilhe

2 ideias sobre “Um dia inteiro de chorinho na rádio Paraná Educativa FM

  1. Eustáquio de Souza

    Tá muito bonitinho o texto mas tem um erro imperdoável, o primeiro a conseguir uma transmissão radiofônica foi o Padre Anchieta. Só os bur(r)ocratas puxaram a sardinha para o Marconi, faço deste comentário uma bofetada na cara dos mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.